RCM PHOTOGRAPHY MAGAZINE 5 Nº 5 | Page 20

O hat-trick dourado de Cristiano Ronaldo

Futebolista português do Real Madrid voltou a ser considerado o melhor do mundo e, com três triunfos, junta-se a um clube exclusivo, em que só cabem outros quatro nomes: Messi, Cruyff, Platini e Van Basten.

Não é fácil ganhar a Bola de Ouro FIFA, mas Cristiano Ronaldo está a fazê-lo de forma consistente. Pela terceira ocasião em sete anos, e segunda de forma consecutiva, o português foi considerado o melhor futebolista do mundo. O terceiro triunfo, este relativo a 2014, junta-o aos quatro homens que antes dele foram capazes de receber o prémio mais do que duas vezes. O avançado do Real Madrid repetiu o feito do francês Michel Platini e dos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten. E igualar o recordista Lionel Messi é um objectivo declarado para 2015. “Nunca pensei ganhar três vezes esta "bolinha", mas espero não parar por aqui, espero apanhar o Messi já para a próxima época”, disse no palco da cerimónia em Zurique, Suíça.

O Campeonato do Mundo acabou por não definir a eleição do melhor jogador do planeta. O capitão, tal como a selecção, passou sem influência pelo Brasil, mas não lhe faltaram pontos altos no resto do ano, o quarto consecutivo em que passou a fasquia dos 60 golos (concretamente, 61 em 60 jogos). Ao contrário do que aconteceu há um ano, não lhe faltam títulos para justificar o triunfo para o qual partiu como favorito. Ganhou a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes, a Supertaça Europeia e a Taça do Rei. Individualmente, foi eleito melhor jogador da UEFA e da Liga Espanhola, do qual se sagrou melhor marcador, e ainda conquistou a Bota de Ouro, a terceira da carreira.