Alice Tosta descobriu bem cedo a sua paixão pelo futebol, mas foi depois dos ensinamentos da escolinha Arena Serraria que o seu futuro no futebol começou a ser reconhecido, fazendo a atleta passar por alguns times de Alagoas. Aos 16 anos, Alice foi convocada para ser goleira da Seleção Brasileira Sub-17, um orgulho para os antigos treinadores. “É muito importante para um jogador que quer se profissionalizar passar por bases e escolinhas, lá você aprende as verdadeiras exigências e desafios do esporte”, destaca.
O jogador Nicholas Santos, de 11 anos, e integrante do sub-12 da Ronaldo Academy, escolinha que também instruí as aulas para meninos e meninas, já teve algumas experiências de jogar contra elas e não vê problemas nisso. “No começo tinha medo de machucar ou fazer algo errado, mas quando o jogo começa e você vê que as meninas entram com a mesma intensidade do que você, o medo vai embora e o jogo começa”, explica Nicholas.
O futebol é um esporte imprevisível, e o mais importante da parceria entre meninos e meninas dentro de um campo é a possibilidade de trabalhar novas táticas e variações. Quando garotas são colocadas para jogar com garotos é notória a evolução delas, ficam mais rápidas e habilidosas. Já no caso dos meninos, a chance de se fazer jogadas e lances diferentes é maior, pois fogem da tática habitual.
No começo tinha medo de machucar ou fazer algo errado, mas quando o jogo começa e você vê que as meninas entram com a mesma intensidade do que você, o medo vai embora
Com o tempo, o porte físico das crianças muda e consequentemente a força também. Mas isso só acontece quando o esporte chega a um nível de alto rendimento, de atletas profissionais. Dentro do ambiente da escolinha de futebol tudo é pensado dentro de uma pedagogia e metodologia.
A prática esportiva é recomendável desde a infância, pois auxilia no desenvolvimento do corpo e da mente. Além dos benefícios físicos e motores, o futebol é capaz de ensinar a se relacionarem com companheiros e até adversários, aprendendo a conviver com vitórias e derrotas, limites e habilidades. “Com treinos frequentes, os jovens podem alcançar grandes performances e também se tornam menos vulneráveis ao mundo das drogas e outros problemas sociais”, expõe a psicóloga Ana Paula Silva.
O esporte adorado por multidões é capaz de gerar emoções surreais e mudar vidas. Em toda esquina podemos encontrar um garoto ou garota que sonha em levar o futebol como profissão, uma realidade que muitas vezes é distante. A questão trabalhada nessas escolinhas não é apenas o sucesso financeiro, mas também a responsabilidade em formar cidadãos honestos que trazem valores para a sociedade.
09
Milena Esther, destaque da escolinha Ronaldo Academy (Foto: Isaac Simões)
APRENDIZADO QUE DÁ CERTO