Rainhas do Campo RAINHAS DO CAMPO | Página 6

Esse resgate social aconteceu com a atacante Liverpool Alagoano, Vanessa Gomes, que saiu do mundo das drogas e se dedicou totalmente ao futebol. A atleta de 18 anos, moradora do bairro Benedito Bentes, encontrou no esporte uma chance de fugir da triste realidade. “Com a rotina puxada de treinos puxados e toda a orientação do meu professor, eu não tinha tempo nem vontade de ficar na rua. As amizades mudaram e a influência para as coisas ruins também”, conta Vanessa.

O sonho de ser uma jogadora profissional, motivação suficiente para mudar a vida de uma garota da periferia. “O futebol é a minha vida. Quando eu acho que não tenho mais forças para seguir em frente, eu coloco a bola nos pés e descubro que ainda tenho muitos jogos para vencer e muitas batalhas para conquistar”, confessa emocionada.

Além da técnica do futebol, grandes ensinamentos éticos e morais são passados durante os treinos, algo que as jovens levam para dentro de casa. Segundo o treinador Lenno, a cobrança vai além das quatro linhas. “Sempre digo para as meninas como a disciplina é importante para manter o bom desempenho no campo. O uso de álcool e drogas é totalmente proibido para minhas atletas”, destaca ele.

Grandes ensinamentos éticos e morais são passados durante os treinos, algo que as jovens levam para dentro de casa

O futebol é a minha vida. Quando eu acho que não tenho mais forças para seguir em frente, eu coloco a bola nos pés e descubro que ainda tenho muitos jogos para vencer

A persistência dentro e fora do campo gerou bons resultados nas competições. Mesmo com pouco tempo de formação e treinamento, em 2018 a equipe participou da Copa Rainha Marta, torneio que reuniu oito times da capital e interior do estado. As meninas mostraram a garra que existe dentro e fora do campo e chegaram até a semifinal, conquistando o 3º lugar. Durante a competição, o Liverpool Alagoano ganhou de bons times como UFAL, Bariri e Coiteense, e perdeu apenas para o CSA.

Além da Copa Rainha Marta, o time participou de competições de futsal e conseguiu alguns troféus. Entrou no Campeonato Alagoano de Futsal Feminino e conseguiu o primeiro lugar em duas categorias, o sub-15 e sub-17.

O cenário está longe de ser o ideal, mas as barreiras já quebradas proporcionam que a equipe possa continuar trilhando um caminho com mais tranquilidade, buscando mostrar o que realmente interessa: o bom futebol.

06

Copa Rainha Marta (Foto: Globo Esporte)