Rainhas do Campo RAINHAS DO CAMPO | Page 32

32

DEIXA ELA TRABALHAR

Em março de 2018 a repórter do canal Esporte Interativo, Bruna Dealtry, foi beijada à força por um torcedor vascaíno enquanto fazia a cobertura de um jogo da Libertadores. Uma situação parecida aconteceu três dias antes em Porto Alegre, quando um torcedor do Internacional insultou e agrediu a repórter Renata Medeiros, da Rádio Gaúcha, que cobria a partida entre Grêmio e Internacional.

Os frequentes episódios de assédio e agressão, dentro e fora dos estádios, desencadearam uma campanha que ganhou força e repercussão no cenário nacional, principalmente através das redes sociais, a #DeixaElaTrabalhar. A campanha se iniciou com a união um grupo de cerca de 52 jornalistas mulheres de todo o país, que lançaram vídeo com alguns dos relatos sofridos. Além de ser um pedido para que as jornalistas possam trabalhar em paz, o vídeo também fala sobre silêncio diante de casos de assédio, já que muitas mulheres que passam pela situação ficam com medo de perderem seus empregos.

Em apoio a campanha, alguns clubes começaram a se mexer para apoiar a causa,

se mexer para apoiar a causa, entre os 40 que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro, 30 manifestaram suas mensagens de apoio pelo Twitter. Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Atlético-MG entrou em campo para o clássico contra o Cruzeiro com faixas chamando a atenção para a violência contra a mulher e divulgando o serviço de denúncia Ligue 180 e as torcedoras posaram com cartazes “Meu lugar é aqui” para marcar um território cada vez mais reivindicado por ela. Nesta mesma semana o Corinthians lançou a marca #RespeitaAsMinas estampadas no uniforme e entrou em campo junto com as atletas do time feminino, durante jogou contra o Mirassol.

Ao longo dos anos as mulheres demonstraram conhecimento no assunto, mesmo com a desconfiança e crítica dos homens, conseguiram fazer comentários e expressar opiniões sobre vários esportes. Muitas conquistas já foram realizadas, mas quando se trata da igualdade de gêneros no jornalismo esportivo, os avanços são lentos.

Tweets dos times brasileiros apoiando a campanha #deixaelatrabalhar