24
pela primeira vez em 2019. Promovida pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), a competição ganhou destaque e maior participação ao longo dos anos. Os jogos são realizados nos finais de semana, em estádios por toda Alagoas.
O grande destaque da competição é o time União Desportiva, que conquistou em 2018 o seu hexacampeonato, seguido pelo CSA que conquistou nos últimos 4 anos o título de vice-campeão.
Marta, a atacante da Seleção Brasileira, nasceu no município de Dois Riachos e ganhou o título de melhor jogadora do mundo 6 vezes, o que a tornou ícone do futebol feminino e inspiração de qualquer garota que pratica o esporte. Em sua homenagem, foi criada em 2015 a Copa Rainha Marta de Futebol Feminino, mais uma competição realizada pela FAF que visa a divulgação do esporte no estado. Os jogos acontecem entre os meses de novembro e dezembro, e o time campeão garante uma vaga na Copa do Brasil de Futebol Feminino.
O que muitas pessoas não sabem é a organização e profissionalismo que cerca essa disputa. Ao longo dos anos a FAF busca implantar no campeonato padrões iguais ao futebol masculino.
Em 2018, o CSA conquistou o bicampeonato na competição, seguido pelo Desportivo Aliança, em 2º lugar, e o Liverpool Alagoano, em 3º.
Diferente do Campeonato Alagoano de Futebol Feminino, a Copa Rainha Marta é um grande incentivo para os times “amadores”, aqueles que não são federados. Antes do incio dos jogos as equipes recebem kits de uniforme completo, com camisa, bermuda e meião, que podem ser usados durante treinamento e jogo.
Campeonato Copa Rainha Marta (Foto: Paulo Chancey Junior)