Rainhas do Campo RAINHAS DO CAMPO | Page 21

a pequena alagoana, de 17 anos, se destacou nas partidas de apresentação e foi a única jogadora do Nordeste a conquistar uma vaga para integrar a equipe da Seleção Brasileira de Futebol feminino Sub-20, participando de competições prévias do Campeonato Sul-Americano e da Copa do Mundo.

Nesse mesmo ano, outras duas alagoanas integraram as categorias de base da Seleção Brasileira: Pretinha, na categoria sub-20, e Bárbara, que já foi convocada para a seleção sub-17. Todas atletas são time do União Desportiva Alagoana (UDA).

E em 2016 foi a vez da jogadora Bárbara Mello brilhar mais uma vez. A atleta foi uma das 27 jogadoras convocadas pelo técnico Luiz Antônio para a preparação do Sul-Americano da categoria sub-17. Conhecida pela sua facilidade e agilidade em conduzir a bola, a atleta em 2015 foi convocada seis vezes para defender o Brasil em jogos oficiais.

Mesmo com tantos problemas na base, o futebol feminino em Alagoas tem conseguido algum destaque com jogadoras, como a atacante Brenda Rodrigues, convocada pelo técnico Doriva Bueno, em junho para a categoria sub-20, e Érica Gomes, que em agosto de 2017 conquistou o fato mais marcante de sua carreira, quando foi convocada para a Seleção Brasileira principal, na época comandada pela técnica Emily Lima.

No mesmo ano, a goleira Alice Tosta foi convocada pela segunda vez consecutiva para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17. Com uma carreira curta, iniciada no Campeonato Feminino do SESI, a garota em pouco tempo conquistou o seu espaço na União Desportiva Alagoana e chegou até a lista de convocação mais importante do país.

convocada pela segunda vez consecutiva para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17. Com uma carreira curta, iniciada no Campeonato Feminino do SESI, a garota em pouco tempo conquistou o seu espaço na União Desportiva Alagoana e chegou até a lista de convocação mais importante do país. lista de convocação mais importante do país.

As alagoanas Brenda Rodrigues e Pretinha foram convocadas mais uma vez, em junho de 2018, pelo técnico Doriva Bueno, para Seleção Brasileira sub-20 para competir os amistoso contra os EUA. Os duelos fizeram parte da preparação para a Copa do Mundo sub-20. As alagoanas se destacaram atuando pelo União Desportiva de Alagoas, já foram convocadas outras vezes para as seleções de base e ganharam o mundo do futebol. a convocação das meninas foi comemorada pela jogadora Marta, que postou nas redes sociais uma foto com a legenda “Alagoas bem representada na seleção feminina :)”.

A lista de convocadas para a Copa do Mundo feminina na França foi divulgada em maio de 2019, e entre as 23 jogadoras estavam duas alagoanas: Marta e Pretinha. Não foi novidade ver o nome da melhor do mundo na lista, já que foi a sua 5ª participação em Copas do Mundo. Já Geyse, natural de Maragogi, foi considerada um diamante bruto, que está sendo lapidado desde as categorias de base do Brasil.

O cenário mudou, hoje podemos vibrar também ao falar o nome das atletas alagoanas. Diferentes dos homens, para as jogadoras alagoanas, não existe salário e nem sempre o treinamento preparatório é completo. E mesmo com todos os desafios, Marta, Ingryd, Bárbara, Brenda, Érica, Alice e Pretinha, trazem tanto orgulho para o estado e para a nação.

21

Mesmo com tantos problemas na base, o futebol feminino em Alagoas tem conseguido destaque nacional com suas jogadoras

Marta, Brenda e Pretinha (Foto: Globo Esporte)