Projetos 7ABC Projetos, Trabalhos, disciplinas | Page 38

Os homens pré-históricos organizavam-se em clãs, eram hábeis caçadores, e já distinguiam as plantas mais indicadas para serem consumidas pelas comunidades e para tratarem os seus males. Novos instrumentos passaram a ser feitos e o trabalho de transformação das pedras ganhou maior eficácia. Sobretudo as armas. Machados, pontas de flechas, lanças,propulsores arpões, anzóis, mas também furadores,raspadores,sovelas e outros utensílios. As técnicas de caça também melhoraram muito e o alimento era agora em abundância.

Os animais mais representados são auroques (uma espécie de bovídeos já extintos), cavalos, cabras montanhesas, veados e peixes cujas espécies não foram passíveis de identificação.

Os desenhos rupestres encontram muitas vezes sobrepostos e estendem-se por dezenas de metros ao longo dos rios. Pensa-se que estes locais se tratariam de santuários ao ar livre, onde o Homem primitivo idolatrava os seus deuses e a Natureza que o rodeava, daí a recorrência destes espaços ao longo dos séculos para a gravação de figuras.

Esta relação estreita entre o Homem do Paleolítico e os animais deve-se sobretudo ao impacto que estes tinham na vida das comunidades, grandemente dependentes da caça.

O Homem, desde os seus primórdios, sempre teve uma estreita relação com mundo animal, ligada sobretudo à sua própria subsistência e sobrevivência.

Os animais sempre foram elementos integrantes do meio ambiente que os rodeava, não sendo portanto de estranhar que as primeiras representações artísticas sejam da fauna existente.

Os Animais no Paleolítico

38