valores, órgãos públicos contratantes, e entes da federação.
2. DESENVOLVIMENTO
Referência mundial na análise de corrupção, a ONG Transparência Internacional divulgou em janeiro um levantamento sobre a percepção da corrupção no setor público de diferentes países. De acordo com esse estudo, o Brasil ocupa a 79 ª posição em um ranking formado por 176 nações. A escala usada pela organização para medir esse índice varia de 0( altamente corrupto) a 100( muito transparente).
A pesquisa mostra que embora o país tenha criado alguns mecanismos de combate à corrupção como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação, há ainda muito o que ser feito para ampliar ou fortalecer os instrumentos de fiscalização e controle social, bem como viabilizar uma maior participação dos cidadãos para minimizar a ingerência dos recursos públicos.
O Código Penal versa acerca da corrupção quando há agente público envolvido, e, para que se concretize, é necessária a participação de dois agentes: aquele que oferece vantagens indevidas( ativa) e aquele que as aceita( passiva).
A Lei no 12.846 / 2013 introduziu importantes inovações; entre elas, a previsão de que as empresas que participam desses atos que geram dano à administração pública, independentemente da intenção, serão responsabilizadas.
É válido salientar que não se exclui a responsabilidade penal daqueles que participam, sendo prevista pena entre 2 a 12 anos de reclusão e multa. Para as empresas, as consequências são nefastas, variando entre multas, perdas de contratos e até a dissolução compulsória.
Diante do contexto em que se encontra o Brasil, atualmente, é fato incontestável: há um grande problema na relação entre empresas privadas e governantes / gestores públicos. Algo tão evidente que dispensa que aqui sejam relacionados exemplos. Basta abrir qualquer portal de notícias na internet e ali, na primeira página, estarão vários deles.
Para compreender essa realidade se fez necessário identificar as palavras-chave que expressem a problemática investigada, são elas: Corrupção( âmbito nacional e internacional); Desenvolvimento humano; Paradigmas; Pensamentos transversais; Princípios primários( fundamentais); Questões sociais; Tecnologia Transparência das contas governamentais( âmbito nacional e internacional).