Cefaleia em Salvas
A cefaleia em salvas é uma dor de cabeça, rara, unilateral, geralmente localizada de um lado da cabeça envolvendo a região da testa e têmpora. As crises são de curta duração (15 a 180 minutos), geralmente ocorrem sempre nos mesmos horários, e repetem-se uma ou mais vezes por dia. Esta cefaleia afeta os homens cinco vezes mais do que as mulheres, costuma manifestar-se entre os 20 e os 40 anos de idade e parece ser mais frequente entre os fumadores ou ex-fumadores
WILSON LUIZ SANVITO
CHARLES PETER TILBERY
Sintomas
. Vermelhidão no olho
. Lacrimejamento
. Congestão nasal
. Queda da pálpebra do mesmo lado da dor.
Causas
A causa exata da cefaleia em salvas é desconhecida, sendo que a teoria mais aceita são anormalidades no hipotálamo. O fato da ocorrência de cefaleia estar relacionada com o relógio biológico reforça essa ideia, uma vez que a regulação do ciclo circadiano fica no hipotálamo.
Tratamento
O tratamento da cefaleia em salvas é difícil e requer intervenção médica. Os analgésicos comuns não têm efeito neste tipo de cefaleia. Além disso, durante as salvas, é necessário tratar a crise de cefaleia e prevenir as cefaleias posteriores.
Para o tratamento sintomático recorre-se habitualmente à administração de oxigénio e a fármacos analgésicos específicos. Alguns doentes beneficiam também de um tratamento profilático.