Profissões Profissões | Page 2

02

O arqueólogo estuda as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado.

Com conhecimento de história, ele investiga e escava sítios arqueológicos e observa marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado. Com isso, traça hipóteses e teorias sobre a evolução das sociedades.

Pode trabalhar em centros de pesquisa, universidades e também como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos e licenças ambientais, antes da construção de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, rodovias ou indústrias.

Arqueologia

Fique de Olho

ARTE RUPESTRE E CAPITALISMO SÃO ÊNFASES DE CURSOS

Alguns cursos de Arqueologia possuem ênfases específicas, caso da UFPI (arte rupestre) e da Furg, em Rio Grande (RS).

No curso da UFPI, as aulas práticas, a partir do sétimo período, são realizadas nos sítios arqueológicos localizados no interior do Piauí (Parques Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades).

Na Furg, o curso é estruturado em duas ênfases, e a escolha ocorre no final do quarto período: Arqueologia do capitalismo (que trabalha questões históricas e contemporâneas e a investigação das estruturas sociais, desorganização do trabalho e modo de vida) e Arqueologia das Sociedades Pré-Coloniais Americanas (investigação da organização social dos grupos nativos americanos).