POST Moda, cabelo e tatuagem | Page 9

a pele que habita

Fernanda Andrade

Que a tatuagem é uma arte milenar todo mundo sabe. Que, com os anos, ela passou por diversas tendências e estilos também não é novidade. Mas é necessário frisar que, nas últimas décadas, a cultura da tatuagem cresceu e evoluiu nos mais variados aspectos sociais, trazendo o assunto como pauta até mesmo para desmistificações de preconceitos.

Uma pesquisa realizada e divulgada pela Revista Superinteressante, com 80 mil entrevistados, afirmou que os rabiscos escolhidos são os mais variados, que a idade para marcar eternamente a pele vai além do estereótipo juvenil, entre outros.

Um dos estilos mais conhecidos é, sem sombra de dúvida, o de tatuagens Old School. Tendo como pai o icônico Norman Collins, mais conhecido ao redor do mundo como Sailor Jerry, as linhas grossas formam desenhos sempre coloridos e, por vezes, caricatos.

A temática, que é quase sempre relacionada a pin-ups, andorinhas, flores, influências da marinha e tendências orientais, não ocorre por acaso. O tatuador, que hoje é considerado pioneiro da arte, levou todas suas experiências de vida – desde a entrada na marinha americana, passando pela sua visita ao continente oriental, até sua longa estadia no Havaí – para o que hoje, quase um século depois do começo de sua carreira, se tornou sua marca registrada.

Sailor Jerry | Arquivo pessoal

A estudante Izabelly Rateiro, de 22 anos, é mais uma dentre os amantes dessa técnica. Após passear por vários desenhos cheios de cor, ela mostra que os traços já se tornaram marca registrada de sua personalidade. “Sempre gostei de Old School, tanto que quase todas as minhas tatuagens são assim. Virou vício”, conta.

Artistas brasileiros famosos por utilizarem essa técnica:

@feevieiraaa

@felipeindini

@albvquerque

Documentário

A Vida de Sailor Jerry

Sailor Jerry desenhos

Arquivo próprio