Já o Realismo, outra técnica muito famosa entre os estúdios de tatuagem e, principalmente, dentre o público que frequenta esses ambientes, mesmo sendo uma forma de expressão artística que entra para a leva dos estilos mais tradicionais, gera polêmica.
A tatuagem Realista consiste em traços finos que, na composição do desenho, formam imagens super-realistas, como o próprio nome já diz. Esses desenhos são, geralmente, rostos, animais ou paisagens, sendo por isso criticada por pessoas- tanto leigas quanto conhecedoras do assunto.
Os desenhos realistas, quando tatuados por profissionais sem amplo domínio da técnica, tornam-se figuras muitas vezes caricatas já que, imitar traços humanos, por exemplo, não é algo tão simples.
Porém, a desmistificação desse estereótipo vem ocorrendo aos poucos. Auxiliando nisso, muitos programas como o Miami Ink e L.A. Ink, no qual a técnica é muito utilizada, trouxeram a público artistas famosos pela disseminação do estilo, como é o caso da tatuadora Kat Von D.
Artistas brasileiros famosos por utilizarem essa técnica:
@fetattooer
@chislu
@pedrongomes
Episódio L.A. INK com a
tatuadora Kat Von D
Dica
da
edição!
A tatuadora Ucraniana Rita utiliza flores e folhas naturais como estêncil de seus desenhos. Um exemplo claro de modernidade na técnica do realismo.
Imagem arquivo Instagram @rit.kit.tattoo
Conheça o trabalho de Rita nesse link!
Foto: Reprodução | Dmitriy Smahin