Portuguese Lighting Network Issue 9 | Page 36

entrevista / INTERVIEW:

Brimet Silva & Ana Fonseca

Fundadores da DIGITALAB / DIGITALAB's founders

Como é que surgiu a ideia da DIGITALAB?

A ideia de criar um atelier de arquitetura e design surge numa conjuntura sócio-económica pouco favorável. Estávamos em 2012, em plena crise económica e social. A Ana estava a trabalhar num atelier de arquitetura em Hamburgo e eu estava dar aulas numa faculdade de arquitetura em Lisboa. Foi neste panorama que resolvemos alavancar o nosso atelier, numa eminente procura de liberdade criativa e experimental. O processo foi muito natural, orgânico, um desejo antigo que já vinha dos tempos da faculdade em Coimbra e que resolvemos materializar.

A DIGITALAB nasce da necessidade de experimentar novas convergências conceptuais, entre o universo digital (mais abstrato) e o mundo real (concreto e tangível). Mais do que Neo-manifesto criativo, o grande objetivo foi criar uma open framework, um laboratório heterogéneo onde fosse possível explorar o design generativo computacional associado a novos materiais e processos de fabricação digital, industrial e artesanal. Mais do que marcar pela diferença estética, a nossa estratégia estava muito focada no processo criativo, na matéria, inovação, materialidade, funcionalidade, sustentabilidade, no “link” com a indústria nacional e internacional, com um objetivo claro de melhorar a experiência do utilizador. O design tem mais sentido quando é vivido em toda a sua plenitude.

A DIGITALAB usa técnicas muito inovadoras para o desenvolvimento de novos produtos de design. Podem falar-nos um pouco sobre este método?

Nós gostamos de comunicar que não criamos formas, criamos processos que geram múltiplas geometrias e soluções – Form finding + Trial error.

"Projetamos o design português como algo naturalmente heterogéneo, plural e experimental onde a indústria, os artesãos e os criativos operam em total sintonia em prol da identidade e do saber fazer nacional."

"We see Portuguese design as something naturally heterogeneous, plural and experimental where industry, artisans and creatives operate in total harmony for the sake of national identity and know-how."

.

ENTREVISTA / INTERVIEW

35

A AIPI convidou os criativos fundadores da DIGITALAB, Brimet Silva e Ana Fonseca, que assumem a direcção criativa de várias marcas nacionais em distintas áreas da produção industrial, como é o caso da GENCORK, da empresa SOFALCA, e a INPPUT, marca da empresa SOCEM INPACT, em que partilham a direcção criativa com o designer Mário Freire.

AIPI invited the creative founders of DIGITALAB, Brimet Silva and Ana Fonseca, who take creative direction of several national brands in different areas of industrial production, such as GENCORK, company SOFALCA, and INPPUT, brand of the company SOCEM INPACT , sharing the creative direction with the designer Mário Freire.

Photo credit: Carmo Amorim