A Aronlight possui um departamento de engenharia e controlo que desenvolve soluções e projetos diariamente e que já contribuíram para uma grande poupança energética.
Em termos de packaging estamos comprometidos em reduzir o uso de plástico, adotando materiais mais sustentáveis e recicláveis. Esta mudança minimiza o impacto ambiental, mas também alinha a marca nas tendências globais de redução de resíduos plásticos.
Em termos de reparabilidade, as nossas luminárias já possuem um elevado índice de reparabilidade. Isto significa que os nossos produtos estão projetados para serem facilmente reparados e mantidos, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de substituição.
Esta característica será obrigatória a nível europeu partir de 2025.
Essas iniciativas não só demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade, mas também oferecem aos clientes soluções mais responsáveis e de maior valor ao longo do tempo.
PL: As casas estão mais inteligentes, assim como a iluminação. Qual o maior desafio para apresentar sempre os produtos mais tecnológicos?
MV: A Aronlight lançou a APP - Aron Smart em 2018. Esta aplicação era focada unicamente em produtos com tecnologia WIFI e achámos que seria uma revolução no mercado.
O lançamento de novas tecnologias tem o risco do mercado não aceitar o seu preço inicial que, por serem produzidas em pequena escala, têm preços de custo desafiantes ou por não gostar da tecnologia.
No caso de produtos Wifi estávamos facilmente a falar de uma diferença de 10X o preço de On/Off.
Foi um enorme desafio e decidimos em 2023 encerrar a aplicação. O Wifi revelou não ser o futuro, mas por outro lado permitiu-nos desenvolver uma equipa de controlo que foi muito importante mais tarde.
Entretanto surgiram outras tecnologias de controlo com preços e especificidades mais interessantes.
Hoje em dia desenvolvemos projetos com as mais diferentes tecnologias de controlo diariamente e em vários países.
PL: Quão importante é para a vossa empresa participar em feiras internacionais? Como avalia o impacto de uma participação numa feira para uma empresa exportadora?
MV: As exportações representam já +30% da faturação da empresa. A presença em feiras é essencial para quem quer exportar. Existe uma tendência das empresas multinacionais não estarem presentes em feiras o que estamos em completo desacordo. As feiras internacionais são os locais onde no maior curto prazo de tempo e de investimento podemos falar e conhecer potenciais clientes de todo o mundo e, por isso, continuaremos a estar presentes sempre que pudermos.
.
12
" A Aronlight possui um departamento de engenharia e controlo que desenvolve soluções e projetos diariamente e que já contribuiu para uma grande poupança energética. "