Portuguese Lighting: Com mais de 80 anos de história, como nasce a F. Ferreira da Silva e o que levou à sua criação?
Ana Serrador: A F. Ferreira da Silva, Lda nasce do sonho do meu avô em ter o seu próprio negócio. Começando desde cedo a trabalhar no vidro, em 1941 decidiu criar a sua própria empresa de lapidação de vidro para ornamentação de candeeiros, lustres e candelabros. Contudo, a vontade de querer crescer fê-lo avançar para a produção de candeeiros, criando de raiz uma indústria que não tinha tradição na zona centro.
Portuguese Lighting: Uns anos mais tarde surgiu a Villa Lumi, fale-nos um pouco sobre a marca.
Ana Serrador: Com a presença já bastante marcada em diversos mercados externos, a empresa achou que era altura de melhorar a sua imagem e o seu próprio conceito e decidiu avançar para a criação da marca. Esta foi acompanhada por uma nova estratégia, uma imagem e o desenvolvimento de produtos mais diferenciados, sem nunca esquecer as nossas origens e a nossa linguagem.
Portuguese Lighting: O que vos motiva a trabalhar no sector de iluminação?
Ana Serrador: O sector da iluminação é um sector bastante desafiante, não só por não se tratar de um produto de primeira necessidade, mas por ser um complemento de todo um projecto de decoração, o que nos obriga a ser cada vez mais criativos e a apresentar peças cada vez mais distintas que acompanhem as tendências dos mercados.
Portuguese Lighting: Como descreveria o design e o mercado em Portugal nos dias de hoje? O que mudou desde 1941?
Ana Serrador: Tem-se verificado uma evolução e uma preocupação cada vez mais notória por parte de produtores em relação ao design dos seus produtos, o que tem permitido o crescimento das marcas portuguesas nos mercados exteriores com uma maior notoriedade do MADE IN PORTUGAL. Esta preocupação com o design da peça e com o seguir as tendências foi o que mais mudou desde 1941, altura em que um modelo tinha um ciclo de vida longo e que não era necessário apresentação de novas coleções com a frequência que temos hoje em dia. Neste momento, existe uma procura incessante por parte dos clientes de artigos novos o que obriga as empresas a inovar.
Portuguese Lighting: Ao longo destes 80 anos, temos assistido a uma grande evolução e crescimento da empresa. O que vos tem inspirado ao longo do tempo?
Ana Serrador: Nestes 80 anos continuamos a seguir o sonho do meu avô e, por isso, ambicionamos continuar a crescer, a inovar e a criar cada vez com maior diferenciação, qualidade e design, características que já fazem parte do nosso ADN.
11