Portuguese Lighting Magazine Issue 23 | Page 14

PL: Como descreveria o design e o mercado em Portugal nos dias de hoje?

IT: Já esteve pior, apareceram muitas marcas sem conceito, iguais, desordenadas, mas agora acho que há uma maior maturidade no design nacional.

PL: Ao longo destes 17 anos, o crescimento da empresa tem sido incrível. O que vos tem inspirado ao longo do tempo?

IT: Acho que é a paixão que temos pelo design. As inspirações são múltiplas desde que haja interesse e vocação para alimentar a nossa visão.

PL: Face a um mercado cada vez mais global e à concorrência feroz, é fácil continuar a marcar a diferença e a apresentar produtos tão diferenciadores?

IT: São claramente duas faces distintas, às vezes contraditórias. Se por um lado a concorrência aumentou exponencialmente no mercado global e digital, deixando pouco espaço para qualquer novo produto, esse mesmo mercado obriga-nos a sermos mais exigentes, mais elásticos e mais atentos.

A inovação está na nossa génese e nunca saímos do nosso trilho, talvez, por isso, digam que temos conceitos muito fortes nas 4 marcas.

PL: As vossas marcas têm participado em muitas feiras internacionais. Quão importante tem sido esta exposição internacional? Acredita que o conceito de feira, tal como conhecíamos antes da Pandemia, poderá estar a mudar? Continuará a valer a pena estar presente nas grandes feiras mundiais?

IT: Claro que as feiras internacionais são fundamentais e para nós também foram e continuam a ser. Há uma clara mudança na minha opinião na era pós Covid.

O cliente mudou. Agora não perde tempo a comprar, consegue correr uma feira com mais tempo, coleciona mais marcas, está mais exigente e quando chega a casa tem mais dificuldade em selecionar.

As empresas têm de saber isso e adaptarem-se na forma como apresentam o seu produto.

.

14

" A inovação está na nossa génese e nunca saímos do nosso trilho, talvez, por isso, digam que temos conceitos muito fortes nas 4 marcas. "