Portuguese Lighting Magazine Issue 20 | Page 15

ENTREVISTA / INTERVIEW

.FEV./FEB. | 14

ferramentas para seguir as tendências não só no mundo do mobiliário, mas também na arte, arquitetura, design, moda, música e cinema.

PL: Qual o peso da exportação para a vossa empresa e qual a diferença para com o mercado interno?

CS: Desde o início do projeto que o objetivo foi a internacionalização. A nossa missão foi criar marcas que se tornassem globais e mundialmente conhecidas. Atualmente, mais de 99% da nossa faturação provém da exportação, os USA são o nosso principal mercado, mas vendemos para todos os cantos do mundo, desde a Austrália, ao Médio Oriente, Europa, e Africa do Sul. Apesar dos resultados bastante positivos a nível internacio- nal, não pretendemos excluir Portugal, e por isso, estamos a desenvolver um plano a médio/longo prazo de forma a implementar e promover as nossas marcas no mercado interno.

PL: A preocupação pelo Ecodesign e a economia circular é, cada vez mais, uma constante. É fácil para uma empresa que produz candeeiros seguir estes movimentos?

CS: Fácil não é, mas é possível, e estamos a caminhar nessa direção. A maioria das matérias que utilizamos na produção de candeeiros são naturais e não poluentes como o vidro artesanal, a madeira, o rattan, o metal e o alabastro. Para além disso, a reparação da peça ou manutenção, caso exista algum problema, são aspetos importantíssimos para aumentar a longevidade dos nossos produtos. A questão do consumo de energia é algo que estamos continuamente a trabalhar para reduzir. Contudo, há componentes que por falta de opções de mercado ainda não foi possível substituir e, por isso, ainda não conseguimos atingir os produtos 100% eco em alguns modelos.

PL: Qual a sua perspectiva para o futuro do sector e o caminho traçado pela Emotional Brands?

CS: Acredito que nos próximos anos se irá sentir uma crise no setor no segmento médio e médio/baixo, mas o mercado luxo como já vimos em tantas outras crises, aspiro que não sentirá tanto esses efeitos. O caminho traçado pela Emotional Brands é apostar cada vez mais na qualidade, no design exclusivo, em marketing digital e no customer service. Para nós é fundamental que um cliente fique satisfeito, de forma a fomentarmos as relações comerciais e a prestarmos um serviço de excelência.

"As marcas Portuguesas são cada vez mais reconhecidas (...) admirado e integrado em grandes projectos (...) "