Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 121

111
Preparando-se para retornar à comunidade
ENUNCIADO

Preparando-se para retornar à comunidade

Objetivo . Esclarecer os muitos desafios que surgem para uma sobrevivente quando ela retorna à comunidade dela , e que tipo de assistência pode tornar o retorno dela mais fácil e bem-sucedido .
PARTE II : O TREINAMENTO
Treinador ( a ). Vou continuar a história .
Lentamente , a Mulher Borboleta reconquistou a sua força . Ela adquiriu confiança nas habilidades que aprendeu , e não se preocupava mais em ter recaídas . Ela conseguia se estabilizar rapidamente quando isso ocorria .
Ainda assim , um aspecto da vida dela a deixava cheia de tristeza e desespero . Ela tentava não pensar nele , porque isso a deixava cheia de dor . Um dia a ajudante mencionou essa área sem ela pedir . A ajudante disse que estava na hora da Mulher Borboleta falar com seu marido e sua família , para ver se era possível se reconectar com eles .
Quando a Mulher Borboleta ouviu a ajudante , ela imediatamente visualizou uma imagem do marido com a cara furiosa e assustadora , sua boca aberta , gritando que ela deveria ir embora . Visualizou as crianças chorando , e isso partiu o coração dela . Ela começou a tremer e chorar , mas conseguiu se estabilizar e voltar ao presente .
Ela e a ajudante continuaram a falar sobre uma possível reunião . A ajudante a acalmou , falando que elas iriam progredir passo a passo . Algumas ajudantes visitaram o vilarejo para falar com a família dela e com os outros moradores . A Mulher Borboleta conseguiu bastante apoio de outra mulher no vilarejo , que também foi estuprada e rejeitada pela família . Elas apoiaram uma à outra e lembravam de usar as técnicas de estabilização que elas aprenderam . Elas foram estimuladas a falar sobre boas memórias do vilarejo , para que as memórias ruins perdessem espaço na mente e no corpo delas .
Discussão . Explore os desafios envolvidos .
Peça para que as participantes formem pequenos grupos e discutam os desafios que confrontam a sobrevivente quando ela decide que quer voltar para sua comunidade . Discuta também como as coisas seriam diferentes se uma abordagem baseada nos direitos humanos fosse adotada pela comunidade .
DISCUSSÃO