Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 120

110
Preparando-se para retornar à comunidade
AOS TREINADORES
PARTE II : O TREINAMENTO

Preparando-se para retornar à comunidade

Objetivo . Esclarecer os muitos desafios que surgem para uma sobrevivente quando ela retorna à comunidade dela , e que tipo de assistência pode tornar o retorno dela mais fácil e bem-sucedido .
Use a história para explicar o que a Mulher Borboleta encara quando considera voltar . O que acontece no coração , corpo , pensamentos , sentimentos e sentidos dela quando ela pensa nisso ?
Enfatize que o objetivo deve ser ajudar uma sobrevivente a se reconectar com sua vida antiga , sua família , seu círculo social e sua comunidade .
Sob muitas circunstâncias , especialmente quando se trata de VG , uma abordagem baseada nos direitos humanos não é adotada . Em tais situações , esteja ciente de que , após violações , algumas mulheres podem ser marginalizadas e rejeitadas por suas famílias ou comunidades . Algumas mulheres podem não querer retornar à vida que elas tinham antes dos eventos traumáticos .
Como uma mulher que foi traumatizada pode restaurar a sua relação com os outros , e tornar a realizar as habilidades e atividades que ela normalmente praticava ?
DISCUSSÃO
Discussão . Explore os desafios envolvidos .
Peça para que os participantes formem grupos pequenos e discuta os desafios que a sobrevivente enfrenta quando ela decide que quer retornar à sua comunidade . Discuta também como poderia ser diferente se uma abordagem baseada nos direitos humanos fosse adotada pela comunidade .
PONTO PRINCIPAL
A história mostra que
• Uma sobrevivente que aprendeu habilidades e aprendeu a lidar com seu trauma vai achar mais fácil encarar os desafios de voltar pra casa e reconstruir sua vida .