FCH
............................................................
Olhos no céu, caloiros
09
Diogo Mesquita
Setembro é um mês tipicamente associado ao novo ano letivo e, com o novo ano letivo, há também novas caras. O contingente de novos alunos foi o maior dos últimos anos no que à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa diz respeito. E foi com consciência destes números que os pastranos, veteranos e doutores tiraram o pó veranil à capa e a colocaram aos ombros na segunda feira, 18 de setembro. Tendo terminado a primeira aula da manhã, os alunos mais velhos foram dar as calorosas boas-vindas aos seus novos colegas, desafiando-os à saída das suas salas de aula para participar na tradição académica. Uns aceitaram, outros não. Mas ninguém é superior ou inferior apenas por participar nas ditas atividades e os alunos mais velhos fizeram questão de o deixar bem claro. A participação dos novos alunos é de escolha livre, isenta e deve ser bem deliberada.
Caminhando com os caloiros de todos os cursos da Faculdade de Ciências Humanas foram os mais velhos, em direção ao Estádio Universitário de Lisboa, onde aguardavam os trajados, entre os quais o Presidente da Comissão de Integração Académica, Diogo Manata, aluno de CSC, e a Vice-Presidente Gabriela Correia, aluna de Psicologia – os representantes máximos da organização das atividades no ano letivo 2017/18.
Após acertar as gravatas e vestir as t-shirts, houve pausa para almoço, onde já alguns dos novos colegas confraternizaram com os mais velhos.
Depois de almoço, mais convívio, boa disposição e espírito académico na Alameda da Cidade Universitária, onde se ouvia em alto e bom som cânticos de dignificação da FCH.
No dia 19 de setembro, a Comissão de Integração Académica organizou, como já é habitual, um almoço no Espaço Académico de Lisboa, tendo início às 10:00. O evento, para além de almoço, contou com alguns jogos que promoveram, novamente, a perfeita integração dos caloiros que decidiram ingressar por esta via de integração. O convívio durou pela tarde fora.
Para quarta-feira estava agendado novo encontro, desta feita na Quinta das Conchas, onde se disputaram um conjunto de mini-jogos em que os novos colegas tiveram de trabalhar em conjunto para serem o grupo vencedor.
Foi de braços abertos que todos os caloiros foram, então, acolhidos pelos novos colegas, onde a brincadeira, o bom espírito, bons costumes, valores, entreajuda e experiência foram partilhados, demonstrando assim, uma vez mais, a grandeza da Faculdade de Ciências Humanas. Olhos no céu, caloiros. Na Católica, não há limites para a vossa ambição.
© Facebook Comissão de Praxe FCH - UCP