Pontivírgula - Edição Setembro 2017 Pontivírgula - Edição Setembro 2017 | Page 12

ATUALIDADE

............................................................

O último tiro do Pistolero

Alberto Contador realizou a sua última prova como ciclista profissional. O corredor espanhol terminou a carreira na Vuelta a España, pondo fim a uma carreira que marcou o ciclismo mundial, pautada por vitórias nas três grandes voltas do desporto velocipédico.

O espanhol anunciou a sua retirada do pelotão internacional em agosto deste ano, planeando a despedida para a prova rainha do seu país, com o desejo de desfrutar do carinho dos espanhóis, nesta derradeira prova.

A prestação na Vuelta não correu de feição no que toca à classificação geral. Contador cedeu, logo cedo na corrida, tempo para Froome, que viria a ser o vencedor final, no entanto, foi coroada com uma vitória no alto do mítico Angliru, uma subida considerada das mais duras do mundo, com cerca de 13 quilómetros, pendente média de 10,4%, mas com rampas que chegam a atingir os 23,5% de inclinação.

O ciclista madrileno passou, enquanto profissional, por equipas como a Discovery Channel, a Astana, onde teve como companheiro o português Sérgio Paulinho, a Saxo Bank, e por fim, a Trek. No seu palmarés estão dois títulos da Volta a França, conquistados em 2007 e 2009, duas Voltas a Itália, em 2008 e 2015, e três Voltas a Espanha, ganhas em 2008, 2012, e 2014.

Contador faz parte do elenco restrito de corredores que conseguiram ganhar duas Grandes Voltas no mesmo ano, nunca tendo completado o Grand Slam num ano, ou seja, ganhar estas três competições na mesma época.

"O espanhol anunciou a sua retirada do pelotão internacional em agosto deste ano"

Uma carreira recheada de triunfos, mas que não conseguiu escapar às malhas do grande inimigo da modalidade, o doping, tendo Contador sido suspenso em 2012, devido a um controlo positivo em 2010, tendo-lhe sido retirados os títulos do Tour de France de 2010, e do Giro d´Italia de 2011.

Está dado assim o último tiro de El Pistolero, alcunha que Contador ganhou devido aos seus ataques em plenas subidas, que tanto entusiasmaram os adeptos de ciclismo, e que acabaram com uma lição de um veterano que deu muito ao ciclismo mundial.

12

João Ferreira

© De Telegraaf

"Está dado assim o último tiro de El Pistolero, alcunha que Contador ganhou devido aos seus ataques em plenas subidas, que tanto entusiasmaram os adeptos de ciclismo"