Plano de contigência_covid19 TABUA set 2021 | Page 12

Quem acompanhe o aluno , docente ou trabalhador não docente com sintomas , deve cumprir as precauções básicas de controlo de infeção , quanto à higiene das mãos . O profissional de saúde da linha SRS Madeira : 800 24 24 20 , deverá questionar o doente ( ou acompanhante ) quanto a sinais e sintomas e ligação epidemiológica compatíveis com um caso suspeito de COVID-19 .
Após avaliação , o SRS Madeira deverá informar o seguinte : Se não se tratar de caso suspeito de COVID-19 : define os procedimentos adequados à situação clínica ;
Se se tratar de caso suspeito de COVID-19 : o SRS Madeira efetuará os procedimentos para a validação da suspeição .
Desta validação o resultado poderá ser :
Caso Suspeito Não Validado : este fica encerrado para COVID-19 . O SRS Madeira define os procedimentos habituais e adequados à situação clínica do aluno , docente ou trabalhador não docente .
Caso Suspeito Validado .
4 . Procedimentos perante um Caso Suspeito Validado
A validação do caso é efetuada através do Serviço de Proteção Civil , que , seguindo algoritmo definido , estabelece a articulação com a Autoridade de Saúde .
Se o caso for validado , é ativada a corporação de elementos da proteção civil responsável pelo transporte e o serviço competente do SESARAM , no Hospital Dr . Nélio Mendonça .
Para transferências de casos validados de infeção por 2019-nCoV , deve ser assegurado o uso de equipamentos de proteção individual para os elementos do dispositivo de socorro , a descontaminação da ambulância após a transferência do doente e a gestão segura de resíduos . O SRPC , IP-RAM assegura a disponibilidade de um plano de preparação de ambulâncias para transferências de casos suspeitos ou confirmados , tendo em conta a cobertura temporal e geográfica de equipamento e pessoal adequadamente treinado .
A Autoridade de Saúde Regional articula com a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge ( INSA ), e em paralelo , ativa a Autoridade de Saúde do Concelho , que dá início à investigação epidemiológica e à gestão de contactos . Uma vez que todos os casos suspeitos sob investigação em Portugal deverão ser submetidos a diagnóstico laboratorial no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge ( INSA ), o Laboratório de referência regional , do SESARAM , E . P . E ., fará análises preliminares e o necessário encaminhamento de amostras ao INSA para análise confirmatória .
4.1 . A escola
� Informa a comunidade escolar e comunica os procedimentos a adotar emanados pela autoridade de saúde regional ;
Plano de Contingência para o COVID19 da EB1 / PE de Tabua Página 12