Pensante (Informação Estudantil) Maio/2017 | Page 7

07

Só no Brasil, país considerado um dos campeões em população com deficiência, são 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se locomover. Segundo dados de 2000, do IBGE, no Brasil 48,1% do total de pessoas com deficiência possuem deficiência visual, 27,1% deficiência física, 16,6% deficiência intelectual e

8,2% deficiência auditiva.

Causas:

Existem dois tipos de deficiência, a congênita (provêm do nascimento) e a adquirida (adquiridas ao longo da vida).

No Brasil, 56,6% das deficiências são adquiridas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento considerável da violência urbana. Todos os meses, cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência em

consequência de:

• Acidentes com arma de fogo: 46%

• Acidentes de trânsito: 30%

• Outros: 24%

Escolaridade:

Os dados referentes ao tempo de estudo dos brasileiros com deficiência são preocupantes, visto que mais de 70% destas pessoas não tiveram acesso aos estudos.

Dados do Ministério da Educação (MEC) de 2007 apontam que dos 654.606 mil alunos matriculados na educação básica, apenas 1,2% são crianças ou adolescentes com deficiência.

Outro dado bastante preocupante aponta que 70,64% da população brasileira de 0 a 18 anos que está fora da escola são de crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Já o INEP, em 2007, concluiu que 0,15% do total dos alunos do ensino superior é de pessoas com deficiência, o que significa, em números absolutos, 10 mil pessoas.

Estas informações são de extrema relevância, já que a falta de capacitação deste público prejudica a sua inserção em diversos setores da sociedade, entre eles no mercado de trabalho. Uma das alternativas para reverter essa situação é o investimento de empresas nos cursos de capacitação voltados para a população com deficiência.