Pensante (Informação Estudantil) Maio/2017 | 页面 22

22

Se para um sujeito fazer a vontade de deus for sua maior crença e norte, então possivelmente estará apto a fazer tudo por ele. Mas vale lembrar que o problema não é a religião em si, mas o uso indevido desta.

Por que os terroristas islâmicos ainda utilizam a técnica de homens bombas e fortificam o uso de outras tecnologias?

Pode-se resumir a interação dos terroristas islâmicos com a tecnologia e o suicídio por bombas com duas coisas: medo e globalização. O mundo tem um passado de grandes desastres que assustam a todos por causa das possibilidades de repeti-los novamente. Um deles, e talvez o mais marcante pelo terrorismo no século XXI, é o atentado do 11 de setembro, o qual suicidas carregando bombas causaram a morte de quase 3 mil pessoas, iniciando uma “Guerra ao Terror” e um medo generalizado nas pessoas de até sair de casa e/ou ir para lugares movimentados.

Terrorismo é o uso do medo como forma de construir relações de poder. Hoje em dia, existem muitos exemplos de atos terroristas, alguns até mascarados, mas levando-se em conta organizações como o ISIS (Islamic State of Iraq and Syria) e o porquê de ainda usarem a tática dos homens bombas, o objetivo é reviver um passado que ninguém quer que exista; trazer lembranças para pessoas que já experimentaram aquele tipo de terror; chocar o mundo ao fazê-lo perceber o quão amplo é o poder que esses terroristas manipulam e a potência do seu radicalismo em mandar pessoas com a mesma ideologia para explodir em lugares grandes e movimentados.

O temor movimenta o mundo, ele é capaz de desestabilizar nações, fazendo com que elas vez ou outra não saibam qual rumo tomar, e assim, a ideologia terrorista em jogo vence.

No que se refere às tecnologias, estamos em um mundo globalizado, onde cada vez fica mais fácil compartilhar e adquirir informações por meio comunicativos e informacionais, e ameaçar pessoas e/ou lugares com os avanços da tecnologia bélica.

O terrorismo e seus métodos evoluem com o tempo e de acordo com a habilidade que o homem tem em modificar a natureza em prol de suas necessidades. Usar a tecnologia seria apenas o passo mais óbvio que terroristas poderiam usar se quisessem compartilhar e sobrepujar o mundo com seu reinado de terror.