Redes Sociais e Seus Impactos
Por: Equipe Geral
10
A internet, desde sua popularização, a partir dos anos 90, tem modificado de forma significativa o modo das relações interpessoais e, com o tempo, a mesma juntamente com as redes sociais foram se moldando ao contexto da sociedade e passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas.
Esse acesso intensivo a tais ferramentas trouxe grandes vantagens e desvantagens. Assim, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em um tempo líquido onde tudo é passageiro e efêmero de tal modo o que hoje é privado amanhã passa a ser público e vice-versa no âmbito das redes sociais.
A exposição do indivíduo nos meios de comunicação passa ser algo comum, contudo, ao exibir-se nas redes sociais, por exemplo, o usuário fica submetido a diversas consequências mediante a sua publicação, sendo uma delas o risco de descobrirem todos seus dados pessoais e usarem destes sem a autorização do donatário.
Portanto, segundo Heidegger, discípulo de Husserl, na obra “Ser e tempo”, o ser humano não constitui uma consciência separada do mundo; ser é “estourar”, “eclodir” no mundo. Logo, a consciência é sempre consciência de alguma coisa, ou seja, não há pura consciência separada do mundo, mas toda consciência visa ao mundo. Sendo assim, qualquer posicionamento nesses veículos de comunicações socais pode se tornar uma armar e vitimar quem o realiza.