Panorama - Maio | 2013 Maio 2013 | Page 4

UNIVERSO GM ]
COMPLEXO DA GENERAL MOTORS DO BRASIL EM MOGI DAS CRUZES CONQUISTA O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE QUALIDADE BIQ III

EM BUSCA DA

PERFEIÇÃO

ONIL MELLO JR .

Profissionais motivados deixam sua marca naquilo que fazem . E a melhor maneira de estimular um time é reconhecer o resultado de seu trabalho . Foi o que aconteceu no complexo da General Motors do Brasil de Mogi das Cruzes , no interior de São Paulo . Em 16 de maio , a fábrica recebeu o certificado global BIQ III ( Built in Quality ou Feito com Qualidade ), conferido pela GM Company às unidades da empresa que se destacam na qualidade de seus processos .

Para José Eugênio Pinheiro , vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul , o prêmio é reflexo das atividades executadas por todos os profissionais do complexo . “ Temos grande satisfação com este reconhecimento internacional da unidade de Mogi das Cruzes , na qual todos têm colaborado para termos uma garantia de qualidade nos produtos , com índice de ‘ zero defeito ’”, diz o executivo .
Monica Azzali , diretora geral de Qualidade da GM América do Sul , complementa afirmando que o BIQ III é conseqüência do comprometimento e do empenho dos trabalhadores , que estão focados nos clientes da marca Chevrolet . Além disso , segundo ela , o certificado é de grande importância para que a companhia minimize desperdícios e desenvolva sua produtividade , resultando em uma fórmula eficaz que garante o sucesso em seus negócios .
Um dos fatores primordiais para a conquista do BIQ III é o rigor na aplicação do GMS ( Global Manufacturing System ou Sistema Global de Manufatura ). Este sistema postula os cinco princípios fundamentais dos processos de produção da GM Company : desenvol-
Caio Faria / Trust
vimento de pessoas , menor tempo de execução , melhoria contínua , padronização e feito com qualidade . Cada etapa do BIQ representa um grande avanço para que os veículos da Chevrolet sejam os melhores do mundo .
Marcos Andrade , superintendente assistente de Qualidade da unidade de Mogi das Cruzes , detalha como foi o processo de calibração do GMS . “ A certificação abrange todas as atividades do complexo industrial . Este desafio ocorreu em menos de um ano ; a auditoria começou em fevereiro de 2012 e foi concluída em janeiro de 2013 . Isso mostra a velocidade de resposta do time de Mogi das Cruzes e já nos deixa aptos a buscar novos métodos e conceitos para alcançarmos o nível IV do BIQ ”. O resultado do BIQ III para a fábrica de Mogi das Cruzes abre espaço para novos desafios frente aos negócios da companhia ” diz ele .
Na fábrica de São José dos Campos , no Vale do Paraíba , a certificação BIQ III já havia sido conquistada pelas áreas de Estamparia e Componentes Plásticos e de Powertrain , a única , até agora , em toda a região da América do Sul , a receber , em 16 de outubro de 2012 , a certificação BIQ IV , um estágio ainda mais avançado na avaliação de qualidade .
[ 4 MAIO DE 2013