GIRO CHEVROLET ]
QUARENTA ANOS
DE SUCESSO
DA REDAÇÃO
OChevrolet Chevette foi um veículo de tanta importância para a General Motors do Brasil que ela começou a preparar o complexo industrial de São José dos Campos, no interior de São Paulo, para produzi-lo muito antes de sua chegada ao mercado.
A linha de produção do modelo foi inaugurada três anos antes de sua apresentação, em 24 de abril de 1973. A unidade teve a contratação de mais de 5 mil empregados, ganhou novas áreas, teve setores ampliados e ficou pronta no prazo para o tão aguardado lançamento.
A responsabilidade da fábrica era gigante, mas a do“ pequeno grande carro” não ficava para trás.
LANÇADO EM 1973, O CHEVETTE MARCOU A ESTRÉIA DA CHEVROLET NO SEGMENTO DOS CARROS COMPACTOS NO BRASIL
O Chevette, baseado no Kadett C da Opel – que os alemães conheceram somente em agosto daquele ano –, tinha nada mais, nada menos, do que a missão de marcar a estréia da Chevrolet no segmento de carros compactos e arrebatar os consumidores brasileiros desse nicho.
E ele cumpriu seu papel. Em novembro de 1974, menos de um ano depois de seu lançamento, o complexo do Vale do Paraíba já comemorava a produção do
Fotos GM
Chevette número 100 mil, ao mesmo tempo em que ele recebia o concorrido título de“ Carro do Ano”, da revista Autoesporte, pela primeira vez. Em 1975, ganhou uma nova versão, o Chevette GP, em homenagem ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, do qual foi o carro oficial.
Em 1976, o mercado automobilístico nacional foi surpreendido com o Chevette SL, destaque principal da linha Chevrolet naquele ano. Suas características justificavam as iniciais de“ Super Luxo”: tinha amplo espaço interno, conforto e muitas novidades para a época, como pisca-alerta, freios independentes nas quatro rodas e barra de direção retrátil, além de um preço acessível, o que lhe garantiu popularidade. Não à toa, em maio de 1976, o compacto atingiu a marca de 200 mil unidades fabricadas.
[ 22 MAIO DE 2013