Uma menina de cabelos vermelhos pediu emprestada a casa da vó , chamou a banda – que nem era dela ! – e mais um punhado de amigos e rodaram um clipe . Um plano sequência – termo que , em cinema , designa uma ação de sequência inteira , sem cortes – que se inicia com o compositor da música cantando numa janela , no sótão de uma casa . Desce uma escada e vai passando por vários cômodos . Em cada cômodo , uma situação diferente e novos rostos e vozes , nem todos da Banda , se agregam à melodia : uma música curta , de amor , com palavras fáceis e versos repetidos em looping . passando ”, revela Ana em algum momento –, não é tão simples quanto pensas juntar os cinco integrantes da banda – dois já diferentes da formação original – fora do palco . Estiveram conosco três deles : Uyara Torrente e Vinícius Nisi , da formação original , e o novo baixista , Marano . Qualquer que fosse o dia que escolhêssemos , alguém ficaria de fora . Assim , a configuração final ficou por conta do destino , por assim dizer . Assim como aconteceu com o próprio clipe . “ Eu vim de última hora . Quase não participei ”,
“ Eu nem contei para a minha vó que eram umas 30 pessoas , senão ela não ia me emprestar a casa ”, conta Ana Larousse , a tal menina dos cabelos ruivos , neta da dona da casa e amiga da banda , que também aparece no clipe tocando bandolim . “ Falei que vinha com uns cinco .” Cinco vezes seis . Foram trinta .
“ Eu nem contei para a minha vó que eram 30 pessoas , senão ela não emprestaria a casa ” ( Ana Larousse , anfitriã da “ Casa de Oração ”)
Durante um tempo , o dilema da neta era mostrar ou não o clipe para a vó . “ Eu achava que quando ela visse o clipe , ia ficar meio puta : ‘ O que essa gente toda tá fazendo na minha casa ?’” Postaram na rede e , numa bela manhã de maio , o clipe bombou na web , a casa apareceu no Fantástico – com vó e tudo ! – e a senhora virou fã da banda . “ Ela falava muito dos ‘ barbudinhos ’, como chamava todos os meninos da banda ”, conta Ana sobre a avó , que faleceu recentemente . “ Qualquer barbudinho que passava ela amava igual .”
53
Não há como saber a sequência do plano se o destino fosse outro , para saber se a avó os amaria da mesma forma caso tivessem continuado a ser apenas a banda mais bonita da cidade e não a mais conhecida do Brasil . Mas o certo é que o plano foi aquele , a sequência foi essa e o que está feito está feito . Fato é que Oração rodou o mundo no outono de 2011 e agora , cinco anos depois , a Revista ONE promove um reencontro d ’ A Banda – ou do que conseguimos juntar dela – com a anfitriã da casa , a quem você já foi apresentado aqui , e Leo Fressato , o compositor da música e primeiro a aparecer no clipe .
Ainda que não seja formada por todo mundo que aparece no clipe – “ Tinha gente que eu nem conhecia conta Leo Fressato , que só desceu para Rio Negro na manhã do dia em que foi gravado o vídeo , porque teve um trabalhado cancelado . Acabou se tornando uma das figuras mais marcantes do clipe . Uma espécie de protagonista do vídeo , ao lado da vocalista .
TUDO QUE EU QUISER ...
Leo e Uyara são amigos de década , no singular . Se conheceram no primeiro dia da faculdade dela . “ Uyara foi minha caloura . Apanhou muito da gente ”, ironiza Leo . “ Mentira . Ela só se deu bem .” E como ! Uyara relembra como foi o encontro com Leo : “ Eu cheguei na faculdade e ele estava tocando violão na