Eletivas Por Iris Chadi, Laura Serem e Thais
Ferrari
Conversamos com a Mayra Ivanoff Lora, a diretora pedagógica do Band para entender um pouco mais sobre as eletivas e todo o processo envolvendo elas.
O
Tijolo( T): De onde vieram as ideias das eletivas?
Mayra( M): A ideia das eletivas veio junto com toda a reformulação da matriz curricular do ensino médio, como os alunos já não íam ter a escolha das áreas a gente achou interessante terem as eletivas. Isso está mui- to em consonância com o que vocês devem estar ouvindo sobre reformas do ensino médio, das trilhas que os alunos vão ter que escolher ou implementar. Tudo não foi causado por causa disso, mas vejam que é um movimento maior do que só o do colégio. Mas é um pacote muito mais abrangente, não é assim:“ Ah pega a matriz deles que já tem um monte de coisa e vamos enfiar mais as eletivas no meio do caminho”. Não, é toda parte da reformulação.
T: E como foi o processo de amadurecimento das eletivas até chegar nesse projeto pronto?
M: A gente ficou mais de um ano estudando, além da reformulação da matriz, que teve um processo anterior muito mais longo que isso, mas o processo das eletivas em si durou mais de um ano de estudo pegando as matérias que já existiam como extracurriculares e pedindo para os professores gerarem novas ideias.
T: Como foi o processo de seleção dos cursos? Já que os professores deram várias ideias, qual foi o critério de seleção para chegar a cinco por semestre?
M: Pois é, foi um difícil muito bom, porque, na verdade, dava muita pena de não abrir algumas [ eletivas ], porque os professores mandaram ideias fantásticas, a gente recebeu entre eletivas e complementares mais de 100 propostas. Algumas a gente conseguiu juntar, eu falava com os professores:“ Então, olha, essa aqui é parecida com essa, então senta com o outro professor e vê se vocês montam uma só”. Na verdade, tiveram até conjuntinhos de disciplinas. E aí algumas a gente juntou, outras a gente transformou em atividade complementar, então foi todo um trabalho pensando em aproveitar a maior parte das coisas, porque eram todas ideias muito boas. O que tentamos foi fazer tudo pensando nas grandes áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e tentar balancea-las um pouco.