114
O QUEIJO DE COALHO EM PERNAMBUCO: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
TEXTO 19 128: revista INFORLEI- TE n ° 2, Julho de 2010, pags. 10- 14; Coalho com nome e sobrenome. Maria Alice Calliare do Instituto nacional da Propriedade Industrial – INPI – cita o caso do Champagne francês para caracterizar o que é uma indicação geográfica; a matéria ainda salienta que para atender as exigências do INPI, não deve apenas realizar a caracterização físico-química, sensorial e microbiológica dos queijos coalhos do nordeste, mas também a delimitação dos territórios de produção, o resgate da historia e cultura locais, o modo de produção e de processamento e, principalmente o incentivo à formação de associações de produtores. Neste sentido os casos de Jaguaribe no Ceará e do Agreste de Pernambuco aparecem bem adiantados.
TEXTO 20 129: jornal diário de Pernambuco, recife, 11 de agosto de 2008, interior; MUSEU PARA O QUEIJO DE COALHO NOSSO DE TODO DIA. O texto relata a iniciativa de criação do museu do queijo de coalho, a partir da articulação de diversas instituições entre elas, a SECTMA – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, o ITEP – Instituto Tecnológico de Pernambuco, a UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco e a UPE – Universidade de Pernambuco, segundo o professor da UFRPE Ascendino Dias e Silva” O objetivo é consolidar o projeto de certificação e indicação geográfica do queijo de coalho no Estado”.
TEXTO 21 130: PERNAMBUCO RESTAURANT WEEK Criado nos anos de 1990 em Nova York, o Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e de lá para cá vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico. Presente em mais de 20 cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha menu e preço fechados para o jantar e almoço, já virou parte do calendário regional. A coordenação nacional e regional nordeste do Festival Gastronômico Brasil Restaurant Week escolheu como tema para edição do Pernambuco Restaurant Week em outubro de 2012 o Queijo de Coalho, por entender que o insumo( produto) seja uma das mais fortes identidades gastronômicas do estado de Pernambuco, assim todos os cardápios dessa edição teve em pelo ao menos um dos momentos( entrada, principal e sobremesa) o queijo de coalho como inspiração para os pratos oferecidos.