O Mocho Ano 1 - número 7 - Maio 2014 | Page 47

47

1.Subida do nível dos oceanos

No ultimo século, a subida do nível dos oceanos foi de 17 cm. No entanto, a taxa de subida da última década é aproximadamente o dobro da do último século.

2.Aumento da temperatura global

Todos os modelos de reconstrução da temperatura da superfície da Terra mostram que o aquecimento se tem vindo a dar desde 1880. No entanto a maior proporção de aumento tem vindo a acontecer desde os anos 70 do século passado, com os vinte anos mais quentes a acontecerem desde 1981 e com os dez anos mais quentes a acontecerem entre os últimos 12 anos. Embora tenha havido um decréscimo da atividade solar na década de 2000, as temperaturas da superfície terrestre continuam a subir.

3.Temperatura dos oceanos a aumentar

Os oceanos têm absorvido muito deste calor, sendo que os 700 metros mais altos da coluna de água dos oceanos mostram um aquecimento médio de meio grau Celsius desde 1969.

4.Diminuição da espessura das camadas de gelo

As camadas de gelo da Groenlândia e da Antartida, têm vindo a diminuir de espessura. The Greenland and Antarctic ice sheets have decreased in mass. Dados da NASA mostram que a Groenlândia perdeu 150 a 250 quilómetros cúbicos de gelo por ano entre 2002 e 2006, enquanto que a Antártida perdeu cerca de 152 quilómetros cúbicos entre 2002 e 2005.

5.Desaparecimento do gelo no Oceano Polar Ártico

Tanto a extensão como a espessura do oceano Ártico têm vindo a diminuir nas últimas décadas.

6.Recuo dos glaciares

Os glaciares estão a recuar em todo o lado do planeta: nos Alpes, nos Himalaias, nos Andes, nas Montanhas Rochosas, no Alasca e em África.

7.Eventos climatéricos extremos

Desde 1950 que a frequência de ocorrência de acontecimentos climatéricos extremos com altas temperaturas tem vindo a aumentar, bem como os de temperaturas extremamente baixas a diminuir. Simultaneamente assiste-se a outros fenómenos de chuva intense e inundações, bem como do aumento da frequência de furacões.

8.Acidez dos oceanos

Desde o início da Revolução Industrial que a acidez dos oceanos tem vindo a aumentar em cerca de 30%. Este aumento é o resultado do lançamento para a atmosfera de cada vez mais dióxido de carbono, o qual é absorvido pelos oceanos. Calcula-se que a quantidade de dióxido de carbono retida pela superfície dos oceanos represente dois mil milhões de toneladas anualmente.

http://climate.nasa.gov/evidence