O Mocho Ano 1 - Número 6 - Março 2014 | Page 53

Tema Anual

53

De toda a água existente no planeta, apenas 3% é doce, e a maior parte dessa percentagem está nas calotas polares geladas. Mas o restante, se bem usado, pode abastecer a natureza e o homem.

As necessidades originadas por uma população crescente podem ajudar a secar o abastecimento de água potável, que torna a vida possível. Um padrão insustentável de consumo mundial pode criar as condições para a inviabilidade da vida humana.

Primeiro começa-se por abater árvores para fazer abrigos e usá-las como combustível. O desmatamento descuidado, porém, leva a um ponto em que as chuvas, em vez de se infiltrarem em aquíferos e lençóis freáticos, devastam o solo. Como consequência, as fontes vão secando. Simultaneamente, a necessidade de produzir mais alimentos leva os agricultores a desviar águas dos mananciais existentes para irrigar as culturas agrícolas. E o clima húmido e ameno do início vai-se tornando cada vez mais seco e quente.

A Organização das Nações Unidas calcula que cerca de 1 bilião de pessoas não têm acesso à água potável e pelo menos 2 biliões não conseguem água adequada para beber, lavar-se e comer. Viver com escassez de água é uma condição associada a milhões de mortes ao ano causadas por doença, má nutrição, fome crónica. Ao afastar meninos e as meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes proporcionarão uma vida melhor.

A escassez de água e a pobreza criam uma armadilha da qual é difícil escapar. Cerca de dois terços das pessoas que não dispõem de água para suas necessidades básicas vivem com menos de US$ 2 por dia.