Contacto com a Natureza
É importante que se perceba que nos tempos atuais, a escola não pode ser apenas responsável pelas aprendizagens “tout court”. Qualquer ligação à internet permitirá a uma criança curiosa, a aprendizagem de todo o tipo de assuntos, desde o mais vago ao mais profundo, desde o âmbito científico ao literário, passando pelo social e pelo artístico.
No entanto, na atual sociedade da informação, com o enorme volume de informação na “nuvem”, as crianças não têm tempo de digerir as aprendizagens e torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento das caraterísticas individuais que potenciem a inter-relação entre as diversas inteligências e que poderão tornar a criança num futuro adulto ativo, participante, crítico, ou seja , um cidadão inteiro: o método, a autonomia, a concentração e foco de atenção, a valorização do sacrifício, a solidariedade para com os nossos pares.
Frequentemente a falta de tempo das famílias atuais reduz as interacções fora da escola, seja pelos custos envolvidos, seja pela dificuldade de encontrar actividades que contemplem as diversas vertentes do desenvolvimento pré-adolescente e adolescente. Ou então valorizam apenas a vertente do ócio e do prazer instantâneo, que poderão ser elixires para alguns, mas que em termos gerais não permitem um desenvolvimento íntegro.
Este é o quadro em que pretendemos continuar a repetir anualmente a semana de campo, pois esta atividade permite um relacionamento horizontal entre todos, professores e alunos, fora do cenário da normal sala de aula. Potencia assim uma compreensão sobre os diferentes papéis que os participantes da vida escolar devem – ou podem – assumir.
A Direção do Colégio de Alfragide e a Direção de Turma do segundo ciclo
43
Inscreva o seu educando
Fotos do Casal das Areolas