O Mocho Ano 1 - Número 4 - janeiro 2014 | Page 13

Notícias

As Inteligências Múltiplas e a Sua Importância

13

A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, embora já não seja recente, vem trazer ao processo de aprendizagem um conjunto de filtros que, quando usados com parcimónia pelos docentes, são capazes de motivar muito mais fortemente o conjunto de crianças que têm à frente.

As Inteligências Múltiplas de Gardner

Lógico-matemática A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Esta caraterística é importante para matemáticos e cientistas.

Linguística Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música como por exemplo.

Espacial Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez.

Corporal-cinestésica Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os desportos.

Intrapessoal Expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como por exemplo.

Interpessoal Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Intrapessoal Expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como por exemplo.

Naturalista Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenómenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes. É característica de biólogos, geólogos florestais, por exemplo.