O lugar da Memória em Bento Rodrigues – Mariana / MG O lugar da memória em Bento Rodrigues | Page 13

SOBRE MEMÓRIA COLETIVA, PATRIMÔNIO CULTURAL E LUGARES DE

MEMÓRIA: FUNDAMENTAÇÃO

TEÓRICA

1.2.11 Memorial da paz de Hiroshima
Com o lançamento da bomba atômica na cidade de Hiroshima, Japão, em agosto de 1945, que provocou o evento mais trágico já vivenciado pela Humanidade, a Cúpula do edifício permaneceu milagrosamente ilesa, apesar deste ponto estar localizado a somente 150 metros do hipocentro da explosão. Este fato levou os japoneses a adiarem constantemente sua demolição.
Em 1966, o governo decretou a preservação da‘ Cúpula da Bomba Atômica’. Na lateral da edificação está localizado o Parque Memorial da Paz, em meio aos dois canais que alimentam o rio Ota, florescendo a partir da ponte no formato da letra T que se estende sobre as águas. Nele são encontradas placas, fotos, documentos e outras lembranças da explosão atômica; assim, a partir deste material, é possível meditar sobre os rumos da espécie humana e sua inclinação aos confrontos bélicos.
Em dezembro de 1996 o Memorial foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco, com base na Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural.
1.2.12 Memorial ao 11 de setembro, Nova Iorque
“… Este memorial propõe um espaço que ressoa com os sentimentos de perda e ausência que foram gerados pela destruição do World Trade Center e da perda de milhares de vidas em 11 de setembro de 2001 e 26 de fevereiro de 1993. É em um campo de árvores, que está interrompido por dois grandes espaços vazios. As piscinas são definidos dentro das pegadas das torres gêmeas. Uma cascata de água que descreve o perímetro de cada quadrado alimenta as piscinas com um fluxo contínuo. Eles são grandes espaços vazios, espaços abertos que lembram a ausência visivelmente”.( MICHAEL ARAD E PETER WALKER)
O design transmite um espírito de esperança e de renovação, e cria um espaço contemplativo separado dos sons comuns da metrópole. Localizado no nível da rua para permitir a sua integração no tecido da cidade, a praça encoraja o uso deste espaço.
Com as suas árvores, o Memorial Square é como um telhado verde para a estrutura que abriga o Museu Memorial, uma estação de trem, trabalho de Santiago Calatrava e outras instalações 22 metros abaixo do nível da rua.
A pequena clareira na floresta, o Memorial Glade, designa um espaço para reuniões e cerimônias especiais.
As fontes são cercadas por placas de bronze fixadas em relevo com os nomes de todas as vítimas dos ataques terroristas de 2001 e 1993, um lembrete da maior perda de vida resultante de um ataque estrangeiro em solo americano.
Figuras 28 e 29: Memorial da Paz de Hiroshima. Fontes: www. pt. wikipedia. org / w iki / Memorial _ da _ Paz _ de _ Hiroshima; www. archdaily. com. br / br / 01-108678 / classicosda-arquitetura-centroda-paz-de-hiroshima-eparque-memorial-slashkenzo-tange

13

Figuras 30-32: Memorial 11 de setembro. Fonte: www. piniweb. pini. com. br / construc ao / arquitetura / memorial-do-11-de-setembro-e-inaugurado-neste-fim-de-228499-1