O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Página 396

Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo . Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder , o Senhor operará por meio de humildes instrumentos , dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço . Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino . Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo , declarando as palavras que Deus lhes dá . Os pecados de Babilônia serão revelados . Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil , as incursões do espiritismo , os furtivos mas rápidos progressos do poder papal - tudo será desmascarado . Por meio destes solenes avisos o povo será comovido . Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas , escutá-las-ão . Com espanto ouvirão o testemunho de que Babilônia é a igreja , caída por causa de seus erros e pecados , por causa de sua rejeição da verdade , enviada do Céu a ela . Ao ir o povo a seus antigos ensinadores , com a ávida pergunta -São estas coisas assim ? -os ministros apresentam fábulas , profetizam coisas agradáveis , para acalmar-lhes os temores , e silenciar a consciência despertada . Mas , visto que muitos se recusarão a satisfazer-se com a mera autoridade dos homens , pedindo um claro - “ Assim diz o Senhor ” -o ministério popular , semelhante aos fariseus da antiguidade , cheio de ira por ser posta em dúvida a sua autoridade , denunciará a mensagem como sendo de Satanás , e agitará as multidões amantes do pecado para ultrajar e perseguir os que a proclamam .
Estendendo-se a controvérsia a novos campos , e sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés , Satanás entrará em ação . O poder que acompanha a mensagem apenas enfurecerá os que a ela se opõem . O clero empregará esforços quase sobrehumanos para excluir a luz , receoso de que ilumine seus rebanhos . Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar todo estudo destes assuntos vitais . A igreja apelará para o braço forte do poder civil , e nesta obra unir-se-ão romanistas e protestantes . Ao tornar-se o movimento em prol da imposição do domingo mais audaz e decidido , invocar-se-á a lei contra os observadores dos mandamentos . Serão ameaçados com multas e prisão , e a alguns se oferecerão posições de influência e outras recompensas e vantagens , como engodo para renunciarem a sua fé . Mas sua perseverante resposta será : “ Mostrai-nos pela Palavra de Deus o nosso erro ” -a mesma que foi apresentada por Lutero sob idênticas circunstâncias . Os que forem citados perante os tribunais , defenderão corajosamente a verdade , e alguns que os ouvirem serão levados a decidir-se a guardar todos os mandamentos de Deus . Assim a luz chegará a milhares que de outra maneira nada saberiam destas verdades .
A conscienciosa obediência à Palavra de Deus será considerada rebeldia . Cegado por Satanás , o pai exercerá aspereza e severidade para com o filho crente ; o patrão ou patroa oprimirá o empregado que observe os mandamentos . A afeição será alienada ; filhos serão deserdados e expulsos do lar . Cumprir-se-ão literalmente as palavras de Paulo : “ Todos os que piamente quiserem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições .” 2 Timóteo 3:12 . Como os defensores da verdade se recusem a honrar o descanso dominical , alguns deles serão lançados na prisão , exilados , e outros tratados como escravos . Para a sabedoria humana , tudo isto parece
394