O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Page 353

o amor , anulam a lei e rejeitam a misericórdia . Ao mesmo tempo em que constantemente recebem Seus dons , desonram o Doador ; odeiam a Deus porque sabem que Ele aborrece os seus pecados . O Senhor suporta a sua perversidade ; mas virá finalmente a hora decisiva , em que se deve decidir o seu destino . Acorrentará Ele então esses rebeldes a Seu lado ? Forçá-los-á a fazerem a Sua vontade ?
Os que escolheram a Satanás como chefe , e por seu poder têm sido dirigidos , não estão preparados para comparecer à presença de Deus . O orgulho , o engano , a licenciosidade , a crueldade , fixaram-se em seu caráter . Podem eles entrar no Céu , para morar para sempre com aqueles a quem desprezaram e odiaram na Terra ? A verdade nunca será agradável ao mentiroso ; a humildade não satisfará o conceito de si mesmo e o orgulho ; a pureza não é aceitável ao corrupto ; o amor abnegado não parece atrativo ao egoísta . Que fonte de gozo poderia oferecer o Céu para os que se acham totalmente absortos nos interesses terrenos e egoístas ?
Poderiam aqueles cuja vida foi empregada em rebelião contra Deus , ser subitamente transportados para o Céu , e testemunhar o estado elevado e santo de perfeição que ali sempre existe , estando toda alma cheia de amor , todo rosto irradiando alegria , ecoando em honra de Deus e do Cordeiro uma arrebatadora música em acordes melodiosos , e fluindo da face dAquele que Se assenta sobre o trono uma incessante torrente de luz sobre os remidos ; sim , poderiam aqueles cujo coração está cheio de ódio a Deus , à verdade e santidade , unir-se à multidão celestial e participar de seus cânticos de louvor ? Poderiam suportar a glória de Deus e do Cordeiro ? Não , absolutamente ; anos de graça lhes foram concedidos , a fim de que pudessem formar caráter para o Céu ; eles , porém , nunca exercitaram a mente no amor à pureza ; nunca aprenderam a linguagem do Céu , e agora é demasiado tarde . Uma vida de rebeldia contra Deus incapacitou-os para o Céu . A pureza , santidade e paz dali lhes seriam uma tortura ; a glória de Deus seria um fogo consumidor . Almejariam fugir daquele santo lugar . Receberiam alegremente a destruição , para que pudessem esconder-se da face dAquele que morreu para os remir . O destino dos ímpios se fixa por sua própria escolha . Sua exclusão do Céu é espontânea , da sua parte , e justa e misericordiosa da parte de Deus .
Semelhantes às águas do dilúvio , os fogos do grande dia declaram o veredicto divino , de que os ímpios são incorrigíveis . Não se sentem dispostos a submeter-se à autoridade divina . Sua vontade foi exercitada na revolta ; e , ao terminar a vida , é demasiado tarde para fazer voltar o curso de seus pensamentos em direção oposta , tarde demais para volverem da transgressão à obediência , do ódio ao amor . Poupando a vida do assassino Caim , Deus deu ao mundo um exemplo do resultado que adviria de permitir que o pecador vivesse para continuar o caminho de desenfreada iniqüidade . Pela influência do ensino e exemplo de Caim , multidões de seus descendentes foram levadas ao pecado , até que “ a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra ”, e “ toda a imaginação dos pensamentos de Seu coração era só má continuamente .” “ A
351