que Deus fora servido tornar manifesta . “ Inquiriram e trataram diligentemente ”, “ indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo , que estava neles , indicava .” Que lição para o povo de Deus na era cristã , para o benefício do qual foram dadas aos Seus servos estas profecias ! “ Aos quais foi revelado que não para si mesmos , mas para nós , eles ministravam .” Considerai como os santos homens de Deus “ inquiriram e trataram diligentemente ”, com respeito a revelações que lhes foram dadas para as gerações ainda não nascidas . Comparai seu santo zelo com a descuidada indiferença com que os favorecidos dos últimos séculos tratam este dom do Céu . Que exprobração àquela indiferença comodista e mundana , que se contenta em declarar que as profecias não podem ser compreendidas !
Posto que a mente finita do homem não seja apta a penetrar nos conselhos do Ser infinito , ou compreender completamente a realização de Seus propósitos , muitas vezes é por causa de algum erro ou negligência de sua parte que tão palidamente entendem as mensagens do Céu . Com freqüência , a mente do povo , e mesmo dos servos de Deus , se acha tão cegada pelas opiniões humanas , as tradições e falsos ensinos , que apenas pode parcialmente apreender as grandes coisas que Ele revelou em Sua Palavra . Assim foi com os discípulos de Cristo , mesmo quando o Salvador estava com eles em pessoa . Seu espírito se havia imbuído da idéia popular acerca do Messias como príncipe terreno , que exaltaria Israel ao trono do domínio universal , e não compreendiam o sentido de Suas palavras predizendo Seus sofrimentos e morte .
O próprio Cristo os enviara com a mensagem : “ O tempo está cumprido , e o reino de Deus está próximo . Arrependei-vos e crede no evangelho .” Marcos 1:15 . Aquela mensagem era baseada na profecia de Daniel 9 . As sessenta e nove semanas , declarou o anjo , estenderse-iam até “ o Messias , o Príncipe ” e com grandes esperanças e antecipado gozo aguardavam o estabelecimento do reino do Messias , em Jerusalém , a fim de governar sobre a Terra toda . Pregaram a mensagem que Cristo lhes confiara , ainda que eles próprios compreendessem mal a sua significação . Ao passo que seu anúncio se baseava em Daniel 9:25 , não viam no versículo seguinte do mesmo capítulo que o Messias deveria ser tirado . Desde o nascimento haviam fixado o coração na antecipada glória de um império terrestre , e isto lhes cegava igualmente a compreensão das especificações da profecia e das palavras de Cristo .
Cumpriram seu dever apresentando à nação judaica o convite de misericórdia e , então , no mesmo tempo em que esperavam ver o Senhor ascender ao trono de Davi , viram-nO ser agarrado como malfeitor , açoitado , escarnecido , condenado e suspenso à cruz do Calvário . Que desespero e angústia oprimia o coração dos discípulos durante os dias em que seu Senhor dormia no túmulo ! Cristo viera no tempo exato , e da maneira predita na profecia . O testemunho das Escrituras fora cumprido em todos os detalhes de Seu ministério . Pregara Ele a mensagem da salvação , e “ Sua palavra era com autoridade .” O coração de Seus ouvintes havia testemunhado ser ela do Céu . A Palavra e o Espírito de Deus atestavam a missão divina do Filho .
222