Com profundo e reverente interesse deveriam encontrar-se a estudar o lugar , o tempo , as circunstâncias do grande acontecimento na história universal -a vinda do Filho de Deus para cumprir a redenção do homem . Todo o povo deveria ter estado a vigiar e esperar para que pudessem achar-se entre os primeiros a dar as boas-vindas ao Redentor do mundo . Mas ai ! em Belém , dois fatigados viajantes , procedentes das colinas de Nazaré , percorrem em toda a extensão a estreita rua até à extremidade oriental da cidade , procurando em vão um lugar de repouso e abrigo para a noite . Porta alguma se achava aberta para os receber . Sob miserável telheiro preparado para o gado , encontram finalmente refúgio , e ali nasce o Salvador do mundo .
Anjos celestiais tinham visto a glória de que o Filho de Deus participava com o Pai antes que o mundo existisse , e com profundo interesse haviam aguardado o Seu aparecimento na Terra , como uma ocorrência repleta das maiores alegrias para todo o povo . Foram designados anjos para levar as alegres novas aos que estavam preparados para recebê-las , e que alegremente as tornariam conhecidas aos habitantes da Terra . Cristo Se abatera para tomar sobre Si a natureza do homem ; deveria Ele suportar um peso infinito de misérias ao fazer de Sua alma oferta pelo pecado ; todavia , desejavam os anjos que mesmo em Sua humilhação o Filho do Altíssimo pudesse aparecer diante dos homens com uma dignidade e glória condizentes com Seu caráter . Congregar-se-iam os grandes homens da Terra na capital de Israel para saudar a Sua vinda ? Apresentá-Lo-iam legiões de anjos à multidão expectante ?
Um anjo visita a Terra a fim de ver quais os que se acham preparados para receber a Jesus . Não pode , porém , distinguir sinal algum de expectação . Não ouve voz alguma de louvor e triunfo , anunciando que o tempo da vinda do Messias está às portas . O anjo paira por algum tempo sobre a cidade escolhida e o templo onde a presença divina tinha sido manifestada durante séculos ; mas , mesmo ali , há idêntica indiferença . Os sacerdotes , em sua pompa e orgulho , estão oferecendo profanos sacrifícios no templo . Os fariseus estão em altas vozes discursando ao povo , ou fazendo jactanciosas orações nas esquinas das ruas . Nos palácios dos reis , nas assembléias dos filósofos , nas escolas dos rabis , todos , de igual maneira , se acham inconscientes do maravilhoso fato que encheu todo o Céu de alegria e louvor -o fato de que o Redentor dos homens está prestes a aparecer na Terra .
Evidência alguma há de que Cristo seja esperado , e nenhuns preparativos para o Príncipe da Vida . Com espanto está o mensageiro celestial prestes a voltar para o Céu com a desonrosa notícia , quando descobre alguns pastores que , à noite , vigiam seus rebanhos e , mirando o céu bordado de estrelas , meditam na profecia do Messias a vir à Terra , anelando o advento do Redentor do mundo . Ali se encontra um grupo que está preparado para receber a mensagem celestial . E subitamente o anjo do Senhor aparece anunciando as boas novas de grande alegria . A glória celestial inunda a planície toda ; aparece uma incontável multidão de anjos e , como se fora demasiado grande a alegria para um só mensageiro trazê-la do Céu , uma multidão de vozes irrompe em louvores que todas as nações dos salvos um dia entoarão : “ Glória a Deus nas alturas , paz na Terra , boa vontade para com os homens .” Lucas 2:14 .
199