1. Brasil e BRICS
Assim, qualquer novo desenvolvimento de projetos, tecnologias, ações estratégicas, investimento ou qualquer informação crítica da companhia terá de estar disponível ao monitor externo, pois este, segundo Goulart, tem“ acesso total a qualquer documento”.
A Embraer foi a primeira empresa brasileira a ser monitorada por determinação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, mas a Odebrecht e a Braskem também o serão:
A Odebrecht e a Braskem que recentemente fecharam acordo com o Departamento de Justiça também terão que contratar monitores. Todas elas terão que ser vigiadas por três anos [...]. Algumas empresas precisam de apenas 18 meses e outras sequer têm monitor, porque conseguem provar que já se adaptaram à lei anticorrupção [...]. Depois de três anos, ainda é possível que o prazo seja prorrogado por mais um tempo.( GOULART, 2017).[ 152 ]
No processo de seleção do vigilante, as empresas apresentam três nomes e as autoridades norte-americanas escolhem, entre eles, quem será o monitor:
Pelo procedimento usual adotado pelo DoJ, são as próprias empresas que apresentem uma lista com três nomes, que passam então pelo crivo das autoridades americanas. O monitor escolhido para o caso Embraer trabalha em um escritório privado mas já foi procurador na divisão criminal no DoJ, apurando casos de lavagem de dinheiro e violações das regras anticorrupção.( GOULART, 2017). [ 153 ]
Há casos, contudo, em que os denunciados nem negam nem confirmam as acusações. E, visando encerrar ou evitar os processos, aceitam pagar os valores impostos pelas autoridades norte-americanas [ 154 ] [ 155 ]. Mas a abertura de tais processos nos Estados Unidos não seria possível sem a cooperação de autoridades estrangeiras dos países em que tais empresas estão sendo investigadas.
88 de 382