O FISCO MG | Page 3

Editorial Jurídico

Palavra do

Presidente

O ano de 2016 foi de grandes dificuldades para os sindicatos e suas categorias, e o fisco mineiro também não deixou de sofrer com a tentativa de retirada de direitos de todos os servidores públicos. Por isso, foi um ano de luta diuturna e se não foi de grandes conquistas, o que temos a comemorar são as perdas que impedimos. A má situação financeira do estado de Minas Gerais fez com que todos se unissem para evitar um mal maior, impedindo que o estado chegasse a falência total como aconteceu com o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em que pese estarmos na péssima situação de parcelamento de salários, ainda podemos contar com o pagamento no mês correto, o que não acontece com RJ e RS, onde os servidores estão em extrema dificuldade, com salários atrasados e até sem receber o 13 º.
Por todo esse problema financeiro que Minas atravessa e para impedir perdas ainda maiores a luta sindical foi muito difícil, mas proporcionou iniciativas importantes, como a união dos três sindicatos da Secretaria de Fazenda em prol de uma pauta comum. Uma pauta que atendesse a todas as categorias da SEF no sentido de evitar que essas perdas se aprofundassem. Depois de dois anos sem recuperação salarial a união dos sindicatos mostrou que a luta isolada ou a briga entre si não levariam a nenhuma conquista.
Em meio a tantas diversidades temos que comemorar essa unidade dos servidores fazendários, que permitiu ao menos que se evitasse perdas maiores para o futuro. E essa parceria pode ainda nos trazer bons frutos.
A dificuldade financeira também atingiu os repasses feitos aos sindicatos, que sofreram com atrasos, criando ainda outras dificuldades operacionais. Mas, ainda assim, com criatividade e muito empenho, realizamos diversos eventos em parceria com outras entidades como a OAB / MG, SINDISEMA, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público- SINDSEMP, entre outras de importância estadual e nacional.
Além disso, no primeiro semestre, trouxemos o jornalista Bob Fernandes, que fez uma brilhante palestra para um auditório lotado na Cidade Administrativa sob a situação política do país. Este foi o primeiro evento sindical realizado no auditório JK( CAMG), e trouxe ainda mais visibilidade ao SINFFAZFISCO. Há pouco mais de um mês, também participamos de um evento que recebeu o ex-senador Eduardo Suplicy.
Realizamos e celebramos diversos convênios para beneficiar os sindicalizados, com concessão de descontos e serviços, que foram divulgados no site e estão à disposição da categoria.
Em Brasília, participamos de eventos com a FEBRA- FISCO, com a PÚBLICA- Central do Servidor que foram muito importantes no desfecho da aprovação do PLP 257. Juntos, as federações, os sindicatos e as centrais sindicais conseguiram reverter perdas que seriam impostas aos servidores públicos de todo o país. Agora, no apagar das luzes, o governo Temer vetou o PLP 257 / 16, o que fará com que novamente a pauta das perdas retorne a assombrar o funcionalismo em 2017.
Enfim, 2016 foi um ano muito difícil, mas nós conseguimos transpô-lo com muita luta, muita batalha, muita parceria, muito diálogo e é assim que vamos fazer em 2017, que imaginamos, trará suas dificuldades, mas estaremos preparados para enfrentá-lo e seguiremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance, sempre ouvindo a categoria, sempre fazendo parcerias com os demais sindicatos, com os servidores públicos, com os deputados da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, pois não há mais espaço para lutas isoladas. É preciso estar socializado na luta e é nisso que estamos imbuídos.
Um grande abraço a todos e que em 2017 possamos estar juntos na luta novamente.
UNADIR GONÇALVES JÚNIOR
PRESIDENTE DO SINFFAZFISCO