O que faz um gestor financeiro?
A gestão financeira, ou administração financeira, está intimamente relacionada a todo o capital monetário de uma organização. Ou seja, sua maior preocupação é o valor patrimonial da empresa. Isso significa que o Gestor Financeiro trabalha para que o saldo de um determinado negócio seja sempre positivo.
Para que isso seja possível, o Gestor Financeiro precisa analisar minuciosamente todos os procedimentos administrativos, os investimentos e as transações financeiras da empresa. Para, só em seguida, criar uma estratégia consolidada para trazer resultados monetários para a organização.
Ficou claro? O Gestor Financeiro é quem mobiliza todos os outros departamentos para gerar riquezas para um negócio.
O que faz um contador?
Por outro lado, a contabilidade é um insumo indispensável dentro da Gestão Financeira. Enquanto a gestão financeira tem como principal função a tomada de decisões, a contabilidade se encarrega de fornecer os dados necessários para a avaliação do desempenho da empresa.
Isso significa que o Contador é o responsável por acompanhar todas as transações de uma empresa, desde a sua abertura até o seu encerramento. É ele quem faz o balanço patrimonial de uma organização, levando em conta o caixa, as propriedades, as dívidas e os pagamentos a receber.
A importância da gestão financeira
Em um mercado financeiro cada vez mais complexo e competitivo, onde as empresas estão inseridas de maneira peculiar, o gestor financeiro tem um papel cada vez mais importante dentro de uma empresa, principalmente, empresa de pequeno e médio porte.
Elas S.A.