O empreendedorismos de salto alto Feminino | Page 12

Mulheres

As brasileiras estão à frente dos homens na criação de novos negócios. Em 2016, a taxa de empreendedorismo entre os que têm um negócio com até três anos e meio de existência ficou em 15,4% entre as mulheres e em 12,6% entre os homens.

As informações estão na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2016, coordenada no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Segundo a pesquisa, 48% das mulheres, frequentemente, empreendem mais por necessidade do que os homens. Entre eles, o percentual cai para 37%.

Segundo pesquisa do Sebrae, mulheres correspondem a 15,4% entre os que têm um negócio com até três anos e meio de existência

12

Superam Homens

na criação

de negóicos

A gente percebe, nos últimos anos, uma tendência forte para a mulher empreender. Inclusive, esses percentuais de crescimento atual resultam de uma defasagem muito grande [da presença delas nos negócios anteriormente]. Isso estava represado. Como esse empoderamento tem ganhado força apenas nos últimos anos, isso reflete, porque os negócios são mais novos também.

O professor de empreendedorismo e inovação da Faculdade de Economia e Finanças Ibmec, Marcelo Minutti, vê como positiva a maior presença feminina nos negócios novos. Segundo ele, isso é resultado do empoderamento das mulheres.