Essas palavras foram ditas por Moisés aos filhos de Israel , quando tinham sede no deserto , e pediram que Moisés lhes desse água , exclamando : “ Está o Senhor no meio de nós , ou não ?” Êxodo 17:7 . Deus operara maravilhas por eles ; todavia , em aflição , dEle duvidaram , e exigiram demonstrações de que estava com eles . Procuraram , em sua incredulidade , pô-Lo à prova . E Satanás estava incitando Cristo a fazer a mesma coisa . Deus já tinha testificado que Cristo era Seu Filho ; pedir agora sinal de ser Ele o Filho de Deus , seria pôr à prova a Palavra divina — tentando-O . E dar-se-ia o mesmo quanto a pedir o que Deus não havia prometido . Manifestaria desconfiança , e estaria realmente provando- O ou tentando-O . Não devemos apresentar ao Senhor nossas petições para provar se Ele cumpre Sua palavra , mas porque as cumpre ; não para provar que Ele nos ama , mas porque nos ama . “ Sem fé é impossível agradar-Lhe ; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe , e que é galardoador dos que O buscam ”. Hebreus 11:6 .
Mas a fé não é de maneira nenhuma aliada à presunção . Somente o que tem verdadeira fé está garantido contra a presunção . Pois presunção é a falsificação da fé , operada por Satanás . A fé reclama A vitória 95 as promessas de Deus , e produz frutos de obediência . A presunção também reclama as promessas , mas serve-se delas como fez Satanás , para desculpar a transgressão . A fé teria levado nossos primeiros pais a confiar no amor de Deus , e obedecer-Lhe aos mandamentos . A presunção os levou a transgredir-Lhe a lei , crendo que Seu grande amor os salvaria da conseqüência de seu pecado . Não é ter fé pretender o favor do Céu , sem cumprir as condições sob as quais é concedida a misericórdia . A fé genuína baseia-se nas promessas e providências das Escrituras . Muitas vezes quando Satanás falhou em incitar desconfiança , consegue êxito em nos levar à presunção . Se consegue pôr-nos desnecessariamente no caminho da tentação , sabe que tem a vitória . Deus há de guardar todos quantos andam no caminho da obediência ; apartar-se dela , porém , é arriscar-se no terreno de Satanás . Aí cairemos por certo .
O Salvador nos ordena : “ Vigiai e orai , para que não entreis em tentação ”. Marcos 14:38 . A meditação e a oração nos guardariam de nos precipitar , sem ser solicitados , ao encontro do perigo , e seríamos assim salvos de muitas derrotas . Entretanto , não devemos perder o ânimo quando assaltados pela tentação . Freqüentemente , quando colocados em situação probante , duvidamos de que tenhamos sido guiados pelo Espírito de Deus . Foi , no entanto , a guia do Espírito que dirigiu Jesus para o deserto , para ser tentado por Satanás . Quando Deus nos leva à provação , tem um desígnio a realizar , para nosso bem . Jesus não presumiu das promessas de Deus , indo sem que Lhe fosse ordenado , ao encontro da tentação , nem Se entregou ao acabrunhamento quando ela Lhe sobreveio . Tampouco o devemos nós fazer . “ Fiel é Deus , que vos não deixará tentar acima do que podeis , antes com a tentação dará também o escape , para que a possais suportar ”. Ele diz : “ Oferece a
73