Capítulo 13 — A Vitória Este capítulo é baseado em Mateus 4:5-11 ; Marcos 1:12 , 13 ; Lucas 4:5-13 .
Então o diabo O transportou à cidade santa , e colocou-O sobre o pináculo do templo , e disse-Lhe : Se Tu és o Filho de Deus , lança-Te daqui abaixo ; porque está escrito : Que aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito ; e tomar-Te-ão nas mãos , para que nunca tropeces em alguma pedra ”. Mateus 4:5 , 6 . Julga Satanás haver agora enfrentado Jesus mesmo em Seu terreno . O próprio astuto inimigo apresenta palavras procedentes da boca de Deus . Parece ainda um anjo de luz , e mostra claramente estar familiarizado com as Escrituras , entendendo a significação do que está escrito . Como Jesus usara anteriormente a Palavra de Deus para apoiar Sua fé , o tentador agora a emprega para corroborar seu engano . Pretende ter estado apenas provando a fidelidade de Jesus , louvando-Lhe agora a firmeza . Como o Salvador manifestou confiança em Deus , Satanás insiste com Ele para que dê outro testemunho de Sua fé . Mas novamente a tentação é introduzida com a insinuação de desconfiança : “ Se Tu és o Filho de Deus ”. Mateus 4:6 .
Cristo foi tentado a responder ao “ se ”; absteve-Se , porém , da mais leve aceitação da dúvida . Não poria em risco Sua vida para dar a Satanás uma prova . O tentador pensava aproveitar-se da humanidade de Cristo , e incitou-O à presunção . Mas ao passo que pode instigar , não lhe é possível forçar ao pecado . Disse a Jesus : “ Lança-Te de aqui abaixo ”, sabendo que O não podia lançar ; pois Deus Se interporia para livráLo . Tampouco poderia o inimigo forçar Jesus a Se lançar . A menos que Cristo consentisse na tentação , não poderia ser vencido . Nem todo o poder da Terra ou do inferno O poderia forçar no mínimo que fosse a Se apartar da vontade de Seu Pai . 93 O tentador jamais nos poderá compelir a praticar o mal . Não pode dominar as mentes , a menos que se submetam a seu controle . A vontade tem que consentir , a fé largar sua segurança em Cristo , antes que Satanás possa exercer domínio sobre nós . Mas todo desejo pecaminoso que nutrimos lhe proporciona um palmo de terreno .
Todo ponto em que deixamos de satisfazer à norma divina , é uma porta aberta pela qual pode entrar para nos tentar destruir . E todo fracasso ou derrota de nossa parte , dá-lhe ocasião de acusar a Cristo . Quando Satanás citou a promessa : “ Aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito ” ( Mateus 4:6 ), omitiu as palavras : “ para Te guardarem em todos os Teus caminhos ” ( Salmos 91:11 ); isto é , em todos os caminhos da escolha de Deus . Jesus recusou sair da vereda da obediência . Conquanto manifestasse perfeita confiança em Seu Pai , não Se colocaria , sem que isso Lhe fosse ordenado , em situação que tornasse necessária a interposição do Pai para O salvar da morte . Não forçaria a Providência a vir em Seu socorro , deixando assim de dar ao homem um exemplo de confiança e submissão . Jesus declarou a Satanás : “ Também está escrito : Não tentarás o Senhor teu Deus ”. Mateus 4:7 .
72