próprios discípulos , que tão caros Lhe eram ao coração , na hora de Sua humilhação O vituperaram e abandonaram .
Por trinta e três anos peregrinara Cristo na Terra ; suportara-lhe o desdém , o insulto e a zombaria ; fora rejeitado e crucificado . Agora , quando prestes a ascender para Seu trono de glória — ao repassar as ingratidões do povo que viera salvar — não retiraria dele Sua simpatia e amor ? Não se concentrariam Seus afetos naquele reino onde era apreciado e onde imaculados anjos esperavam Suas ordens para as cumprir ? — Não ; eis Sua promessa aos amados que deixa na Terra : “ Eu estou convosco todos os dias , até à consumação dos séculos ”. Mateus 28:20 . Chegando ao Monte das Oliveiras , Jesus vai abrindo o caminho até o cume , à vizinhança de Betânia . Ali Se detém , e os discípulos reúnem-se-Lhe em torno . Raios de luz parecem irradiar-Lhe do semblante , enquanto os contempla amorosamente . Não lhes lança em rosto suas faltas e fracassos ; as últimas palavras que lhes chegam aos ouvidos , vindas dos lábios do Senhor , são da mais profunda ternura .
Com as mãos estendidas numa bênção , e como numa firme promessa de Seu protetor cuidado , ascende Jesus lentamente dentre eles , atraído para o Céu por um poder mais forte que qualquer atração terrestre . Ao subir mais e mais , os assombrados discípulos , numa tensão visual , buscam um último vislumbre de seu Senhor assunto . Uma nuvem de glória O oculta aos seus olhos ; e ao recebê-Lo o carro da nuvem de anjos , soam-lhes ainda aos ouvidos as palavras : “ Para meu Pai e vosso Pai ” 731 “ Eis que Eu estou convosco todo os dias , até à consumação dos séculos ”. Mateus 28:20 . A flutuar veio baixando até eles , ao mesmo tempo , a mais suave e mais jubilosa música produzida pelo coro angélico . Enquanto os discípulos continuam a olhar para cima ouvem , qual música maviosa , vozes que se lhes dirigem . Voltam-se e vêem dois anjos em forma humana , os quais lhes falam , dizendo : “ Varões galileus , por que estais olhando para o céu ? Esse Jesus , que dentre vós foi recebido em cima no Céu , há de vir assim como para o Céu O vistes ir ”. Atos dos Apóstolos 1:11 .
Esses anjos eram do grupo que estivera esperando numa nuvem brilhante , para acompanhar Jesus à morada celestial . Os mais exaltados , dentre a multidão angélica , eram os dois que foram ao sepulcro na ressurreição de Cristo e com Ele estiveram durante Sua vida na Terra . Ardente era o desejo com que o Céu aguardava o fim de Sua estada num mundo manchado pela maldição do pecado . Chegara agora a ocasião de o Universo celestial receber o seu Rei . Não ansiaram os dois anjos unir-se à multidão que saudava a Jesus ? Em simpatia e amor pelos que Ele deixara , porém , ficaram para os confortar . “ Não são porventura todos espíritos ministradores , enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação ?” Hebreus 1:14 . Cristo ascendera ao Céu na forma humana . Os discípulos viram a nuvem recebê-Lo . O mesmo Jesus que andara , e falara e orara com eles ; Aquele que partira com eles o pão ; que com eles estivera nos botes , no lago ; e que fizeram com eles , naquele mesmo dia , a penosa subida do Olivete — o mesmo Jesus fora agora para partilhar do trono do Pai . E os anjos lhes asseguraram que Aquele mesmo que viram
566