Capítulo 87 — “ Para Meu Pai e Vosso Pai ”
Este capítulo é baseado em Lucas 24:50-53 ; Atos 1:9-12 .
Chegou o momento de Cristo ascender ao trono do Pai . Estava prestes a voltar para as cortes celestiais , como divino vencedor , levando consigo os troféus da vitória . Antes de Sua morte , declarara ao Pai : “ Eu acabei a obra que Tu Me encarregaste que fizesse ” ( João 17:4 , Trad . Figueiredo ). Depois de Sua ressurreição , demorouSe na Terra por algum tempo , a fim de que os discípulos ficassem familiarizados com Ele em Seu corpo ressurgido e glorificado . Agora estava pronto para as despedidas . Tornara autêntico o fato de que era um Salvador vivo . Os discípulos não necessitavam mais de relacionáLo com o sepulcro . Podiam pensar nEle como glorificado perante o Universo celestial .
Como local de Sua ascensão , escolheu Jesus aquele tantas vezes consagrado por Sua presença , enquanto habitava entre os homens . Não o Monte Sião , o lugar da cidade de Davi , não o Monte Moriá , sítio do templo , deviam ser assim honrados . Ali fora Jesus escarnecido e rejeitado . Ali as ondas de misericórdia , voltando ainda em mais poderosa vaga de amor , foram devolvidas por corações duros como as pedras . Dali Jesus , fatigado e oprimido de coração , saíra em busca de descanso no Monte das Oliveiras . O santo shekinah , partindo do primeiro templo , pousara sobre a montanha oriental , como se relutasse em abandonar a escolhida cidade ; assim estava Cristo sobre o Olivete , contemplando com o coração anelante a Jerusalém . Os bosques e depressões da montanha haviam sido consagrados por Suas orações e lágrimas . Essas mesmas encostas ecoaram as triunfantes aclamações da multidão que O proclamava rei . Na descida desse monte encontrara Ele um lar em companhia de Lázaro , em Betânia . No Jardim de Getsêmani , ao sopé do Olivete , orara e Se angustiara sozinho .
Desse monte devia ascender ao Céu . No cume do mesmo pousarão Seus pés quando vier outra vez . Não como varão de dores , mas como glorioso e triunfante rei estará sobre o Monte 729 das Oliveiras , enquanto as aleluias dos hebreus se misturarão com os hosanas dos gentios , e as vozes dos remidos , qual poderosa hoste , hão de avolumar-se na aclamação : “ Coroai-O Senhor de todos .” Com os onze discípulos , dirige-Se Jesus agora para o monte . Ao passarem pela porta de Jerusalém , muitos olhares curiosos seguem o pequeno grupo , chefiado por Aquele que , poucas semanas antes , fora condenado pelos principais , e crucificado . Não sabiam os discípulos que essa seria sua última entrevista com o Mestre . Jesus passou o tempo em conversa com eles , repetindo as anteriores instruções . Ao aproximarem-se de Getsêmani , Ele guardou silêncio , a fim de que se lembrassem das lições que lhes dera na noite de Sua grande agonia . Olhou outra vez para a videira pela qual representara a união de Sua igreja consigo e com o Pai ; repetiu as verdades que então desdobrara . Tudo quanto O rodeava eram recordações de Seu não retribuído amor . Os
565