Os outros discípulos vieram no bote , puxando a rede com os peixes . “ Logo que desceram para terra , viram ali brasas , e um peixe posto em cima , e pão ”. João 21:9 . Estavam demasiado surpresos para perguntar de onde viera o fogo e a comida . “ Disse-lhes Jesus : Trazei dos peixes que agora apanhastes ”. João 21:10 .
Pedro correu para a rede que ele lançara , e ajudou os irmãos a arrastá-la para a praia . Depois de tudo pronto , Jesus convidou os discípulos para comer . Partiu o alimento e o dividiu entre eles , sendo conhecido e reconhecido por todos os sete . O milagre feito na encosta da montanha , para alimentar os cinco mil , acudiu-lhes à memória ; mas estavam tomados de misterioso respeito e , em silêncio , contemplavam o Salvador ressuscitado . Recordavam vivamente a cena junto ao mar , quando Jesus lhes ordenara que O seguissem . Lembraram-se de como , ao Seu mando , se haviam feito ao mar alto e lançado a rede , e a pesca fora tão abundante que a enchera a ponto de romper-se . Então Jesus os convidara a deixar os barcos de pesca e lhes prometera torná-los pescadores de homens . Fora para trazer-lhes esta cena à lembrança e aprofundar-lhes a impressão , que Ele tornara a realizar o milagre . Seu ato era uma renovação da comissão confiada aos discípulos . Isso lhes mostrava que a morte de seu Mestre não lhes diminuíra a obrigação para com a obra que lhes designara .
Embora houvessem de ser privados de Sua companhia em pessoa , e dos meios de subsistência providos por sua antiga ocupação , o Salvador ressuscitado cuidaria deles ainda . Enquanto estivessem fazendo Sua obra , Ele providenciaria quanto às suas necessidades . E Jesus tinha um desígnio em ordenar-lhes que deitassem a rede do lado direito do barco . Daquele lado estava Ele , na praia . Era o lado da fé . Se trabalhassem em ligação com Jesus — combinando-se Seu divino poder com o esforço humano deles — não deixariam de ter êxito . Outra lição tinha Cristo a ensinar , a qual dizia respeito especialmente a Pedro . A negação do Senhor por parte do mesmo era um vergonhoso contraste com sua anterior profissão de lealdade . Ele desonrara a Cristo e incorrera na desconfiança dos irmãos . Estes pensavam que Pedro não teria permissão de ocupar sua posição anterior entre eles , e ele próprio sentia haver perdido o direito ao depósito que lhe fora confiado . Antes de ser chamado a retomar sua obra apostólica , devia dar , perante todos eles , testemunho de seu arrependimento . Sem isso , seu pecado , embora dele se houvesse arrependido , poderia destruir-lhe a influência como ministro de Cristo .
O Salvador deu-lhe oportunidade de reconquistar a confiança dos irmãos e , tanto quanto possível , afastar a mancha que trouxera sobre o evangelho . Aí se dá uma lição a todos os seguidores de Cristo . O evangelho não transige com o mal . Não pode desculpar o pecado . Os pecados secretos devem em segredo ser confessados a Deus ; mas o pecado público requer pública confissão . A vergonha do discípulo de Cristo é lançada sobre Cristo . Faz com que Satanás triunfe e tropecem as almas vacilantes . Dando provas de arrependimento , deve o discípulo remover a injúria , tanto quanto esteja ao seu alcance .
551