O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 521

Redentor levado à sepultura . Aí , os três discípulos compuseram-Lhe os mutilados membros , e cruzaram-Lhe as mãos feridas sobre o inanimado peito . As mulheres galiléias foram ver se se fizera tudo quanto se podia fazer pelo corpo sem vida do amado Mestre . Viram então que fora rolada a pesada pedra para a entrada do sepulcro , e o Salvador deixado a repousar . As mulheres foram as últimas ao pé da cruz , e as últimas também a deixar o sepulcro .
Enquanto baixavam as sombras da noite , Maria Madalena e as outras Marias demoravam-se ainda em torno do lugar em que descansava o Senhor , derramando lágrimas de dor pela sorte dAquele a quem amavam . “ E , voltando elas [...] no sábado repousaram , conforme o mandamento ”. Lucas 23:56 . Aquele seria um inesquecível sábado para os tristes discípulos , e também para os sacerdotes , os príncipes , os escribas e o povo . Ao pôrdo-sol do dia de preparação , soaram as trombetas , anunciando o começo do sábado . A páscoa foi observada como fora por séculos , ao passo que Aquele a quem ela apontava havia sido morto por mãos ímpias e jazia no sepulcro de José . No sábado , os átrios do templo encheram-se de adoradores . O sumo sacerdote , vindo do Gólgota , ali estava , esplendidamente vestido com os trajes sacerdotais . Sacerdotes de alvos turbantes , em plena atividade , cumpriam seus deveres .
Mas alguns dos presentes não se achavam tranqüilos , ao oferecer-se pelo pecado o sangue de bezerros e bodes . Não estavam conscientes de que o tipo encontrara o antítipo , de que um infinito sacrifício fora feito pelos pecados do mundo . Não sabiam que não mais havia valor no desempenho do serviço ritual . Mas nunca antes fora aquela cerimônia testemunhada com tão contraditórios sentimentos . As trombetas e os instrumentos de música , bem como as vozes dos cantores , eram tão altos e claros como de costume . Mas dir-se-ia estar tudo possuído de um sentimento de estranheza . Um após outro indagava de um singular acontecimento que ocorrera . Até então o santíssimo fora guardado impenetrável . Mas agora se achava exposto aos olhares de todos . O pesado véu de tapeçaria , feito de puro linho , e belamente trabalhado em ouro , escarlate e púrpura , fora rasgado de alto a baixo .
O lugar em que Jeová Se encontrara com o sumo sacerdote , para comunicar Sua glória , o lugar que fora a sagrada câmara de audiência de Deus , jazia aberto a todos os olhos — não mais reconhecido pelo Senhor . Com sombrios pressentimentos ministravam os sacerdotes diante do altar . O haver sido exposto o sagrado mistério do lugar santíssimo os enchia de medo de uma calamidade por vir . Muitos espíritos ocupavam-se com pensamentos despertados pela cena do Calvário . Da crucifixão à ressurreição , muitos olhos insones estiveram constantemente examinando as profecias , alguns para compreender o inteiro significado da festa que então celebravam , outros para procurar provas de que Jesus não era aquilo que pretendia ; outros ainda , corações tristes , buscavam testemunho de que Ele era o verdadeiro Messias .
520