O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 519

verificaram estar Jesus já morto . Os rudes soldados abrandaram-se pelo que ouviram e testemunharam de Cristo , e abstiveram-se de Lhe quebrar os membros .
Assim , na oferta do Cordeiro de Deus cumpriu-se a lei da páscoa : “ Dela nada deixarão até à manhã , e dela não quebrarão osso algum ; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão ”. Números 9:12 . Os sacerdotes e principais surpreenderam-se ao verificar que Jesus já estava morto . A morte pela cruz constituía processo vagaroso ; difícil era determinar quando cessara a vida . Nunca se ouvira que alguém morrera dentro de seis horas de crucifixão . Os sacerdotes desejavam certificar-se da morte de Jesus , e , por sugestão deles , um soldado atirou uma lança ao lado do Salvador . Da ferida assim feita saíram duas copiosas e distintas correntes , uma de sangue , outra de água . Isso foi observado por todos os espectadores , e João declara a ocorrência de maneira bem positiva . Diz ele : “ Um dos soldados Lhe furou o lado com uma lança , e logo saiu sangue e água . E aquele que o viu testificou , e seu testemunho é verdadeiro ; e sabe que é verdade o que diz , para que também vós o creiais . Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura , que diz : Nenhum dos Seus ossos será quebrado . E outra vez diz a Escritura : Verão Aquele que traspassaram ”. João 19:34-37 .
Depois da ressurreição , os sacerdotes e principais puseram em circulação o boato de que Cristo não morrera na cruz , que apenas desmaiara e revivera posteriormente . Outro boato afirmava que não era um corpo real , de carne e osso , mas a semelhança de um corpo , o que fora posto no sepulcro . A ação dos soldados romanos contesta essas falsidades . Não Lhe quebraram as pernas , porque Ele já estava morto . Para satisfazer os sacerdotes , furaram-Lhe o lado . Não se houvesse já extinguido a vida , e isso teria ocasionado imediatamente a morte . Não foi , porém , a lança atirada , não foi a dor da crucifixão , que produziu a morte de Jesus . Aquele grito soltado “ com grande voz ” ( Lucas 23:46 ) no momento da morte , a corrente de sangue e água que Lhe fluiu do lado , demonstravam que Ele morreu pela ruptura do coração . Partiu-se-Lhe o coração pela angústia mental . Foi morto pelo pecado do mundo . Com a morte de Cristo , pereceram as esperanças dos discípulos . Olhavam-Lhe as cerradas pálpebras e a cabeça pendida , o cabelo empastado de sangue , as mãos e os pés traspassados , e indescritível era a angústia que sentiam . Até ao fim não acreditavam que Ele morresse ; mal podiam crer que estivesse realmente morto . Esmagados pela dor , não recordavam Suas palavras , a predizer essa mesma cena . Coisa alguma de quanto dissera lhes dava então conforto . Viam unicamente a cruz e a ensangüentada vítima .
O futuro afigurava-selhes negro e desesperador . Sua fé em Jesus morrera ; nunca , porém , haviam amado tanto a seu Senhor . Nunca Lhe haviam antes assim compreendido o valor , e a necessidade que tinham da presença dEle . Mesmo morto , o corpo de Cristo era muito precioso aos discípulos . Anelavam fazer-Lhe honroso sepultamento , mas não sabiam como o haviam de realizar . O crime que dera lugar à condenação de Cristo era traição ao
518